Black Hat SEO ou White Hat SEO - Quais as diferenças?

Black Hat SEO

Antes de mais, gostaria de dar a minha opinião honesta sobre Black Hat SEO. Não fazemos SEO Black Hat, nunca. Uma coisa é testar os algoritmos do Google com técnicas menos ortodoxas ou reconhecidas, afinal é assim que os profissionais de SEO aprendem e descobrem os segredos do algoritmo do Google, mas deixamos estas atividades para os nossos websites, nunca as aplicamos nos websites dos nossos clientes, onde apenas técnicas seguras, comprovadas e duradouras são aplicadas. As técnicas seguras, ao contrário das técnicas de seo black hat, são vulgarmente denominadas como técnicas de seo white hat.

Mas afinal o que é o Black hat SEO?

O black hat seo tem tudo a ver com sucesso de curto prazo e obter vantagens rápidas nos resultados da pesquisa através do aproveitamente de falhas na forma como o Google indexa e classifica os websites. Este tipo de seo é visto como uma forma de enganar os motores de busca, sendo utilizado para aumentar rapidamente os rankings de um website, e direcionar o máximo de tráfego no mais curto espaço de tempo possível, ganhando assim um vantagem competitiva, que geralmente é de curta duração.

Ao contrário do black Hat, o White Hat SEO requer investimento de tempo, esforço e dinheiro. As técnicas de SEO White Hat mudam com menos frequência porque são técnicas SEO compatíveis e alinhadas com as diretivas do Google. As técnicas SEO white hat são consideradas seguras e duradouras, e ajudam o seu website a manter a sua posição no ranking por mais tempo.

Porque não devemos fazer Black Hat SEO?

Não devemos fazer seo black hat porque o Google não anda a dormir. É certo que algumas dessas técnicas funcionam durante algum tempo, mas mais cedo ou mais tarde o Google deteta estas estratégias e envia os websites que as utilizam para o fim dos resultados, ou pura e simplemente os remove do índice.

Uma coisa que pouca gente sabe, é que a Google não depende só do seu algoritmo para detetar páginas que usam técnicas SEO não "aprovadas". A Google emprega no seu quadro profissionais que se dedicam exclusivamente a classificar a qualidade das páginas indexadas. É fácil perceber que o seu sucesso como motor de busca depende da qualidade dos seus resultados. Por esse motivo, os funcionários da Google que avaliam websites podem facilmente descobrir um website que usa técnicas black hat e que está a tentar viciar o sistema, e pode desde logo aplicar uma penalização manual.

Quais as técnicas de seo black hat (apenas para cultura geral)?

Algumas das técnicas usadas são:

Keyword Stuffing

Esta técnica consiste na introdução massiva de palavras-chave numa página, com o objetivo de enganar os motores de busca. Acontece que rapidamente os motores de busca detetam esta estratégia, principalmente se as palavras-chave não são relacionadas com o restante conteúdo da página. O que importa para os motores de busca é a qualidade, não a quantidade. As alterações recentes ao algoritmo do Google detetam muito facilmente este tipo de atividade enganosa, por isso se utilizar esta técnica, pode ser a explicação para a sua página não aparecer bem colocada nos resultados da pesquisa, ou nem sequer aparecer.

Link Farming

Como explicado neste link da wikipédia, Link Farming consiste na colocação de links num grupo de websites, em que os vários websites se interligam entre eles. Como é sabido, os links externos são um dos principais fatores que influenciam a posição de um website nos rankings dos motores de busca. O objetivo das link farms é aumentar a posição no ranking de forma rápida e artificial. Acontece que os motores de busca conseguem detetar este tipo de manipulação muito facilmente, principalmente quando os sites que se interligam são de temas e conteúdos distintos. Não faz muito sentido um website de viagens ter links para um outro website cujo tema principal é a venda de produtos para emagrecimento. Este tipo de links são inapropriados e não autênticos, e os motores de busca facilmente os detetam como não sendo relevantes.

Dorway Pages e Cloaking

Uma "dorway page" é uma página que contém conteúdo e palavras-chave que são interpretadas pelos motores de busca, mas quando acedidas por um utilizador, é mostrado um conteúdo diferente ou alternativo, ou seja, o conteúdo que o proprietário do website tem interesse em promover. Esta técnica é altamente enganadora, engana os motores de busca e os proprios utilizadores. O cloaking por sua vez, é uma técnica que faz com que uma página seja visível para os motores de busca, mas não aos utiliadores do website. Estas técnicas a longo prazo são detetadas pelos motores de busca e o website acaba por ser penalizado.

Hidden Text

O "Hidden Text" ou texto oculto, consiste em texto visível para os motores de busca, mas invisível para o utilizador do website. Este é um dos métodos utilizados para colocar keywords extras ou irrelevantes para assim aumentar o ranking das páginas num maior volume de keywords.

Para conseguir isto, são usadas técnicas como texto de cor branca em fundo branco, a redução do tamanho da fonte para o texto ficar imperceptível, ou até mesmo CSS para colocar o texto fora do alcance visual dos utilizadores.

Decidiu escolher o SEO Black Hat? Depois não diga que não o avisamos...

Se escolheu ir pelo caminho mais rápido e utilizar seo black hat, prepare-se para eventualmente perder a sua posição no ranking da pesquisa, o que pode acontecer de um dia para o outro. Para um projeto sério e com resultados duradouros, o seo black hat não é o caminho a seguir. A recupração de uma penalização por utilizar este métodos não é facil, é demorada, e deve por isso refletir muito bem e escolher o melhor caminho para garantir que o seu projeto tenha sucesso. Não escolha atalhos nem o caminho mais fácil, o sucesso dá trabalho e leva tempo.

TAGS

seo