Como funcionam as pesquisas no Google?

Pesquisas Google como funcionam?

Matt Cutts é engenheiro no grupo da qualidade do Google, e explica neste vídeo o que acontece quando um utilizador executa uma pesquisa no Google. Veja o vídeo ou leia a transcrição abaixo.


Quando as pessoas dizem que vão pesquisar algo na internet, na prática não estão a pesquisar diretamente na internet (mais correto será dizer pesquisar na web), mas sim a pesquisar no índice que o Google tem da web nos seus servidores, ou seja, todas as página e informação dessas páginas, que a dada altura o Google conseguiu encontrar, arquivar e classificar.
Esta pesquisa de páginas web e informação é efetuada por programas especializados chamados “web spiders”. Estes programas começam por ler os links de algumas páginas web, seguem esses links, leem as páginas que estão ligadas por esses links das páginas iniciais e vão seguindo link a link até indexarem uma quantidade considerável de páginas existentes na web.
Como exemplo Matt Cutts pede para imaginarmos a seguinte pesquisa no Google: “Qual a velocidade de corrida de uma chita?”.
Esta pesquisa poderá ser efectuada no Google utilizando, por exemplo, o termos: “velocidade corrida chita” (assume-se que a pesquisa é feita sem aspas). Após premir o botão “pesquisar”, ele explica que, para o Google retornar os resultados desta pesquisa, o software do Google vai procurar no índice todas as páginas que incluam estes termos, que para esta pesquisa podem ser milhares de resultados possíveis.
Como é que o Google decide quais os resultados que o utilizador pretende? Fazendo perguntas… mais de 200 perguntas. Algumas dessas perguntas são:

  • Quantas vezes a página contém os termos pesquisados?
  • Os termos aparecem no título da página?
  • As palavras aparecem no URL da página?
  • As palavras são adjacentes?
  • A página incluí sinónimos desses termos?
  • A página é de um websites de boa qualidade, ou de um de fraca qualidade?
  • Qual o pageRank dessa página?

Finalmente, todos esses fatores são reunidos e avaliados, produzindo a pontuação de cada página individual. O Google devolve os seus resultados com base nessa pontuação, apenas meio segundo após a pesquisa ter sido submetida.

É explicado também no vídeo que o Google compromete-se a devolver resultados úteis e imparciais, nunca recebem qualquer pagamento para adicionar um website ao índice, atualizá-lo mais frequentemente, ou melhorar o seu ranking.
Observando os resultados da pesquisa verificamos que cada um dos resultados apresenta um título, um URL e um pequeno bloco de texto que permite ao utilizador decidir se é esta página que procura. Mostra também ligações para páginas semelhantes, a versão mais recente dessa página e no fundo, quais as pesquisas relacionadas, pesquisas essas que o utilizador pode querer experimentar a seguir. Por vezes apresenta do lado direito e no topo da página pequenos anúncios.
O Google leva o negócio da publicidade muito a sério, comprometendo-se a oferecer as melhores ofertas para os publicitários e esforçam-se para só mostrarem anúncios que o utilizador pode querer visualizar. O Google toma muito cuidado para que que seja fácil distinguir os resultado das pesquisas (resultados orgânicos), dos anúncios pagos, e não mostram qualquer anúncio se considerarem que os mesmos não ajudarão o utilizador a encontrar o que necessita.

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