Freelancer SEO | Consultor SEO - 8 temas que deve dominar

Freelancer SEO

Este artigo pretende enumerar alguns dos conhecimentos que um bom Freelancer SEO deve dominar. Claro que este artigo aplica-se a qualquer consultor em SEO, não só aos freelancer, mas para ser freelancer nesta área, acabamos por ter de saber bem mais do que um profissional que só faz optimização de sites puro e simples.

Compreender como funcionam os motores de busca

Os motores de busca têm um objectivo principal: Retornar o melhor resultado possível, o resultado que cada utilizador pretende. Só desta forma um motor de busca se mantem relevante. Esta é uma informação importante do ponto de vista do freelancer SEO. É necessário perceber o que as pessoas procuram e como procuram. Os motores de busca utilizam algoritmos complexos que tentam decifrar a relevância das páginas de um website, face às pesquisas que lhe são apresentadas. É sabido que certos motores de busca (exemplo Google) contêm algoritmos com dezenas de variáveis diferentes. Grande parte destas variáveis são desconhecidas, mas um consultor em seo deve conhecer as principais e manter-se actualizado nas alterações frequentes que os algoritmos sofrem.

Dominar o HTML

O HTML é uma linguagem que permite construir páginas web. Certos elementos HTML têm uma grande importância para o posicionamento de um website. O profissional que faz consultoria em SEO deve conhecer profundamente os elementos mais importantes desta linguagem, do ponto de vista seo, para assim ter a capacidade de construir ou melhorar o posicionamento dos web sites que constrói ou optimiza.

Dominar pelo menos uma linguagem de programação para a web

Algumas pessoas podem discordar disto, mas na minha opinião, este é um ponto importante. O profissional de seo, além de fazer optimização de sites para os motores de busca, parte do seu tempo é utilizado na programação web e web-design. Aqui o conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação para a web é fundamental, permitindo assim a execução de um projecto web completo. Pessoalmente escolhi o PHP e a Zend Framework, mas existem várias opções, tais como o ASP.NET, Perl, ColdFusion, etc.

Ser um especialista em pesquisas na web

A importância de ser um especialista em pesquisas na web também é grande. De que forma podemos avaliar a concorrência de um dos nossos sites, se não formos especialistas nas pesquisas e na sintaxe dos motores de busca? Saber como pesquisar na web também nos permite fazer pesquisas de mercado, encontrar informação sobre nichos de mercado, por exemplo. Uma constante na web é a mudança, e o freelancer seo que não é especialista em pesquisa corre o risco de ficar para trás.

Deve saber a importância dos termos e palavras-chave na optimização de páginas

No posicionamento nos motores de busca o texto é rei! O texto é a comida preferida dos motores de busca, e cabe ao especialista em SEO compor texto que seja relevante para os humanos e para as máquinas (neste caso as máquinas são os motores de busca). Se pensarmos que a principal função de qualquer motor de busca, como por exemplo o Google, é retornar os resultados mais relevantes para o utilizador que acabou de executar uma pesquisa, podemos ajudar ambos os lados. Podemos ajudar os motores de busca a entender qual o tema das nossas páginas e por outro lado desenvolver paginas web que contenham os termos e/ou palavras que os utilizadores geralmente utilizam nas pesquisas. É por isso que nenhum consultor em seo pode descurar este importante aspecto, compreendendo a importância dos termos chave para qualquer projecto em que trabalha.

Deve ter conhecimentos em copywriting e escrita para a web

Em conversa com uma pessoa amiga, que por acaso trabalha na área do web-design e construção de websites, referi que achava que o copywriting era das coisas mais importantes que um especilaita em seo deveria dominar. A sua resposta foi: Pois...Hoje em dia é preciso ter cuidado com isto do copyright, a polícia ainda nos bate à porta. Frequentemente constato que os profissionais desta área ou não sabem o que é o copywriting, ou se sabem, não se preocupam o suficiente. Caso também não saiba o que é ou nunca ouviu falar, uma explicação simples é a seguinte:

O copywriting é a arte de vender utilizando a escrita.

Quem cria um website cria-o com uma razão, certo? Pode ser para vender produtos, capturar emails de possíveis clientes, convencer um eleitor, etc, etc, etc. Se é isto que pretende, deve,  como consultor seo, compreender e dominar as técnicas de copywriting.

Deve compreender a importância dos backlinks e dominar as estratégias para os obter

Motores de busca como o Google atribuem uma importância elevada aos links de outros sites, mas nem todos os links nascem iguais.
Podemos considerar um link como um voto de confiança, isto é, se uma página web tem um link para uma das nossas páginas, existe aqui uma ligação de confiança, um voto; Links de sites com elevada reputação, atribuem ao nosso site um voto com mais valor, e pelo contrário, votos de sites de reputação baixa podem ter o efeito de baixar a reputação das nossas páginas. Qualquer projecto SEO deve passar pela definição de uma estratégia de back-linking, processo esse que deve ser constante e exigir a atenção dos profissionais responsáveis pelo projecto.

Web Analytics

Nenhum projecto deve arrancar sem ter um software de web analytics instalado e configurado. Ao contrário do marketing tradicional, quase tudo na web pode ser medido e analisado, desde o comportamento dos utilizadores no seu website, as pesquisas nos motores de busca que trouxeram os visitantes, campanhas de marketing e muitos outros aspectos do seu site.
Este tipo de ferramentas continuam a não ser utilizadas na sua plena capacidade, limitando as decisões estratégicas de optimização dos websites e campanhas de marketing.

Estes são os pontos que considero importantes para um ser um bom profissional de seo. É claro que dominar todas estes conceitos e tecnologias requer tempo, estudo e continua dedicação, mas como tudo na vida, nada se faz sem esforço.

TAGS

seo