Glossário SEO - Glossário de termos para SEO, SEM e Marketing Online

Glossário SEO, SEM e Marketing Online

Não é fácil saber o que significam todos esses termos utilizados em SEO, SEM e Marketing Digital, principalmente para os iniciantes. Foi por isso que decidi escrever este artigo. Coloquei o termo em Inglês, que será o idioma em que os vai encontrar com mais frequência, e a sua respetiva tradução e descrição em Português. Vamos lá começar:

301 Redirect

Um 301 Redirect é uma mensagem que informa os clientes (browsers, bots, ...) que a página que está a tentar aceder foi movida permanentemente. Isto é normalmente usado quando um URL de uma página ou recurso foi alterado para um novo URL e não será mais acedido pelo URL antigo.

302 Redirect

Esta mensagem é um tipo de redireccionamento que significa que o recurso foi movido para uma nova localização, mas voltará eventualmente para a localização anterior.

403 Server Code

É um código de servidor que informa que o acesso ao recurso foi proibido e informa qual a razão da proibição.

404 Server Code

É um código de servidor que significa que o recurso não foi encontrado. É devolvido pelo servidor, por exemplo, quando o URL de uma página já não existe.

A/B Testing

A/B Testing (ou testes A/B) é uma forma de testes que consiste em mostrar ao utilizador, de forma aleatória, uma de duas páginas versão de uma página (versão A ou versão B) e depois analisar estatisticamente o comportamento dos utilizadores, dependendo da versão que visualizaram.

AJAX

Acrónimo para Asynchronous JavaScript and XML. O AJAX é uma linguagem de programação usada para efetuar atualizações de secções das páginas web, sem ser necessário refrescar toda a página.

ALT Text

ALT Text (ou Alternative Text) é uma tag HTML usada para incluir uma descrição textual nas imagens. O texto contido nesta tag é visível quando configuramos o nosso browser para não mostrar as imagens. Esta tag é também  útil para facilitar a compreensão das imagens a pessoas com dificuldades visuais, através da utilização de screen readers.

API

Acrónimo para Application Programming Interface. É um programa que que os anunciantes criam para gerir as suas campanhas de SEM, ignorando assim os interfaces dos motores de busca.

Absolute URL

Um URL absoluto usa todo o caminho (path) para representar o endereço do recurso (exº http://www.exemplo.com/index.html).

Aquisition Strategy (Estratégia de Aquisição)

É o processo de descobrir os potenciais clientes que estão no mercado e decididos a comprar. São as tentativas de encaminhar os clientes para um website, responder às suas questões e concretizar a venda.

Ad (anúncio)

Um anúncio que um utilizador visualiza após submeter uma pesquisa num motor de busca.

Ad Copy (Texto de um anúncio)

O texto visualizado num anúncio (ad), composto por um título, o texto do anúncio e o URL.

Ad Title (Título do anúncio)

É a primeira linha do anúncio, onde o utilizador clica. É considerado o cabeçalho do anúncio.

Affiliate Marketing (Marketing de Afiliação)

O processo de partilha de lucros que permite aos comerciantes aumentar o seu esforço de vendas ao permitir que proprietários de outros websites ou utilizadores de redes sociais, ajam como seus vendedores.

Algorithm (Algoritmo)

Conjunto de regras que os motores de busca utilizam para classificar em termos de ranking os resultados de uma pesquisa. Estas regras são geralmente bem protegidas e permitem atribuir valor e autoridade às páginas web, para cada termo de pesquisa.

Anchor Text (Texto Âncora/Link)

É o texto usado nos links para outras páginas e é importante para os motores de busca determinarem a relevância da página de destino.

B2B

Significa Business to Business (de negócio para negócio). É o ato de promover produtos e/ou serviços para outros negócios.

B2C

Significa Business to Consumer (de negócio para o consumidor). É o ato de promover produtos e/ou serviços para os consumidores finais.

Backlinks (Links Externos)

São todos os links, de outros websites, que apontam para uma respetiva página.

Ban (Suspensão/Banimento)

É uma ação punitiva imposta por um motor de busca geralmente em resposta a spam. Pode ser uma página, um website completo ou um endereço IP.

Banned (Banido)

É a remoção completa de páginas do índice do motor de busca. Isto acontece principalmente devido a spam ou violação das suas diretrizes.

Behavioral Targeting (Segmentação por Comportamento)

É a prática de direcionar e segmentar anúncios a grupos de pessoas que apresentam similitudes não só na sua localização, género ou raça, mas também na forma como agem e reagem no seu contexto online.

Bid (Lance)

É o valor máximo que o anunciante está disposto a pagar, de cada vez que um utilizador clica num anúncio. O valor pode variar bastante, dependendo da concorrência dos outros anunciantes ou da popularidade das palavras-chave.

Blacklist (Lista Negra)

É uma lista de websites considerados perigosos. Um website pode ser colocado numa lista negra caso explore vulnerabilidades dos seus visitantes para por exemplo distribuir malware, spyware ou outro tipo de software ou atividades maliciosas.

Blogs

Truncado das palavras web log, um tipo de diário atualizado frequentemente dirigido ao consumo do público em geral. Representam usualmente a personalidade do autor ou do website.

Buying Funnel (Funil de Compra)

Refere-se a aos vários passos de um consumidor até culminar na compra do produto, desde consciência da sua existência, à sua educação e intenção final de compra.

COA

Acrónimo para Cost of Acquisition (Custo de aquisição). É o valor despendido na aquisição de uma conversão (ação desejada), por exemplo uma venda.

CPA

Cost per Acquisition (Custo por Aquisição). É uma métrica usada para medir o custo monetário de cada venda, lead ou ação, do início ao fim.

CPC

Acrónimo para Cost per Click (Custo por Clique). É o valor que os motores de busca cobram aos anunciantes por cada clique nos anúncios que direcione os utilizadores para o website do anunciante.

CPM

Acrónimo para Cost per Thousands Impressions (Custo por Mil Impressões). É o custo de apresentar um anúncio 1000 vezes.

CPO

Acrónimo para Cost per Order (Custo por Encomenda). É o valor monetário em termos de marketing ou publicidade necessários para cada encomenda. É calculado dividindo o número de encomendas total pelo valor investido para as concretizar.

CTR

Acrónimo para Click Trough Rate (Taxa de Cliques). É o número de cliques que um anúncio recebe, dividido pelo número total de vezes que o anúncio é mostrado. Também pode ser calculado para os resultados da pesquisa, sendo o número de vezes que o resultado foi clicado versus o número de impressões nos resultados da pesquisa.

Canonicalization (Canonização)

É o processo de escolher os melhores URL's, quando existem várias opções. Normalmente usado quando há parâmetros nos URL, que podem gerar URL múltiplas que apontam para um recurso único. Como exemplo podemos ter o URL http://www.exemplo.com/produto/sapatos?pagina=1&segmento=2&campanha=natal, e/ou outras variações, que na prática apontam todas para http://www.exemplo.com/produto/sapatos. A canonização é uma boa prática para evitar a diluição do peso da página e evitar conteúdo duplicado.

CSS

Acrónimo para Cascading Style Sheets (Folhas de Estilos). É um tipo de linguagem ou código, usado no design de páginas web, que permite formatar visualmente o conteúdo das suas páginas.

Click Bot

É um programa utilizado para gerar cliques de forma artificial.

Click Fraud (Cliques fraudulentos)

São cliques em anúncios que não são feitos de forma natural pelos utilizadores. Podem ser executados por concorrentes com comportamento malicioso e ter o objetivo de inflacionar as campanhas de publicidade online, aumentando o seu custo, através de cliques que não serão convertidos em vendas ou leads.

Click Through

É quando um utilizador clica num link e é levado para a página de destino.

Click Through Rate

A percentagem de cliques no link versus o número total de vezes que o link é visualizado.

Cloaking

O processo pelo qual um website pode mostrar diferentes versões da sua página em diferentes circunstâncias. Não é uma técnica aprovada pelos motores de busca e é geralmente considerada uma técnica SEO Black-Hat.

Competitive Analysis (Análise Competitiva)

E o processo de avaliação das forças e/ou fraquezas dos websites nossos concorrentes.

CMS

Acrónimo para Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdos). Um CMS é uma aplicação colaborativa que permite a gestão de documentos e outros conteúdos. É um sistema utilizado frequentemente para gerir websites e conteúdo para a web. Existem várias soluções no mercado, sendo uma das mais conhecidas o Wordpress.

Content Targeting (Segmentação por Conteúdo)

O processo de exibir anúncios dependendo do contexto ou conteúdos que o utilizador está a visualizar.

Conversion Action (Ação de Conversão)

A ação que pretende que o utilizador execute no seu website. Pode incluir uma compra, a subscrição de uma newsletter, registo para receber mais informação, download, etc...

Conversion Rate (Taxa de Conversão)

O número de visitantes que executam uma desejada ação no seu website após clicar num anúncio. É calculado através no número total de cliques que converteram a dividir pelo total de cliques que levaram os utilizadores ao seu website.

Crawler (Rastreador)

Programas automatizados, utilizados pelos motores de busca, que pesquisam a web à procura de conteúdos para enriquecer o seu índice. São programas que leem as páginas web e seguem os links contidos nessas páginas para encontrarem mais conteúdos para rastrearem.

DHTML

Significa Dynamic Hypertext Markup Language.

Deep Linking

Ligações que levam um utilizador ou um crawler a páginas ou conteúdos específicos dentro de um website.

Delisting (Remoção do Índice)

Ato de remoção de páginas do índice de um motor de busca. Podes acontecer devido a terem sido banidas ou devido a uma falha do motor de busca.

Description Tag

Refere-se ao texto contido na tag meta description. O objetivo desta tag é conter uma breve descrição da página. A informação contida nesta tag é geralmente apresentada nos resultados da pesquisa, logo abaixo do título do website.

Display URL

O URL que é visualizado no texto de um anúncio em PPC.

Distribuition Network (Rede de Distribuição)

Uma rede de websites (publicadores de conteúdos, ISP's) ou motores de busca e os seus parceiros, na qual um anúncio pode ser distribuído.

Domain (Domínio)

Refere-se ao endereço de um website específico.

Doorway Page (Página de Entrada)

Uma página especialmente criada para obter rankings nos motores de busca. Estas página são geralmente otimizadas para as palavras-chave relevantes e servem para canalizar os pesquisadores para o website principal.

Dynamic Landing Pages (Páginas de Entrada Dinâmicas)

São páginas que recebem os visitantes de um website e geram conteúdos relevante dinamicamente, dependendo da palavra-chave utilizada pelo pesquisador.

Ecommerce (Comércio Eletrónico)

Realização de transações comerciais na internet em que bens e serviços são comprados e vendidos.

Entry Page (página de entrada)

Refere-se a qualquer página utilizada pelo visitante para entrar num website. Ver também "Landing Page".

FAQ

Significa Frequently Asked Questions (Questões Frequentes). É uma página ou área em um website onde é possível encontrar respostas para as perguntas mais frequentes sobre um tema, produto ou serviço.

FTP

Significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Ficheiros). É um protocolo usado frequentemente na internet para transferir ficheiros de um de e para um servidor.

Feeds

Um documento web que consiste em uma versão simplificada de uma pagina web, criada especificamente para ser sindicada.

Flash

Tecnologia usada para introduzir animação e interatividade em páginas web. É considerada uma tecnologia não amigável dos motores de busca e propensa a falhas de segurança. Esta tecnologia encontra-se atualmente em rápido declínio.

Frames

É uma técnica HTML que permite que seja exibido em uma página web, conteúdos de uma ou mais páginas web distintas. Muitos motores de busca encontram dificuldades em indexar páginas que contenham frames.

GUI

Acrónimo para Graphical User Interface (Interface Gráfica do Utilizador). É uma representação gráfica das funcionalidades de um programa ou sistema.

Gateway Page (Página de Entrada)

Ver Doorway Page.

Geo-Targeting (Geolocalização)

A localização geográfica do pesquisador. Geo-targeting permite especificar em que localização geográfica os seus anúncios serão mostrados (ou não mostrados), baseado na localização do pesquisador, desta forma permitindo resultados localizados e melhor personalizados.

HTTP

Significa Hypertext Transfer Protocol. É protocolo mais comum utilizado na transmissão de dados na internet.

HTTPS

Significa Hypertext Transfer Proticol Secure. O mesmo que o descrito acima, mas com transmissão de dados seguros através de criptografia.

HTTP Referrer Data

Opção existente na maioria dos sistemas analíticos e que mostra informações sobre a origem do tráfego que chega ao website.

Head Terms

Termos de pesquisa que são curtos, populares e diretos.

Hidden Text (Texto oculto)

Texto visível para os motores de busca, mas invisível para os utilizadores. Pode ser implementado através da coloração de texto com a mesma cor do fundo da página, ou localizando o texto fora das margens do browser para não ser visível pelo utilizador. É considerado uma técnica de seo black-hat, penalizado pelos motores de busca.

Hit (Obtenção)

O pedido ou obtenção de qualquer item pertencente a uma página web. Por exemplo, se uma página web contiver 5 imagens, o número de hits será 6; um para a página e mais 5 para as imagens.

IFRAME

Significa Inline Frame. É um elemento HTML que permite incorporar um outro documento HTML dentro do documento principal.

Impression (Impressão)

Uma visualização de anúncio ou resultado de pesquisa.

Index (Índice)

A coleção de informação que os motores de busca detêm, e que utilizam para devolver resultados aos utilizadores de acordo com a palavra-chave utilizada na pesquisa. O índice é normalmente composto pelas páginas web descobertas pelo processo de rastreamento.

Inbound Links (Links Externos)

Ver backlinks.

Indexability

Também conhecido como crawlability ou spiderability. Refere-se ao potencial de um website em ser rastreado ou indexado por um motor de busca.

IP Address (Endereço IP)

É um identificador para um computador ou dispositivo numa rede TCP/IP.

IP Address Lookup

O processo de identificar o endereço IP de um computador ou dispositivo numa rede TCP/IP.

ISAPI Rewrite

Permite manipular a construção dos URL, baseado em regras ou expressões regulares. É uma função específica do servidor web IIS da Microsoft.

JavaScript

É uma linguagem de programação utilizada do lado do cliente (browser).

Keyword (Palavra-chave)

Uma palavra específica ou combinação de palavras que um pesquisador pode introduzir num campo de pesquisa de um motor de busca.

Keyword Density (Densidade de Palavras-chave)

O número de vezes que uma palavra-chave é usada no corpo de uma página web. Este valor é uma percentagem determinada pela divisão do número de vezes que a palavra-chave aparece versus o total de palavras-chave existentes.

Keyword Stemming

Processo de descobrir a raiz da palavra e descobrir palavras alternativas adicionando prefixos ou sufixos, ou usando plurais, aumentando assim o número de opções.

Keyword Stufing

Termo geralmente usado quando uma página web contém um elevado numero de palavras-chave repetidas no corpo ou nas principais tags HTML. Esta é uma prática considerada Black Hat seo e é penalizada pelos motores de busca.

Keyword Tag

Consiste na tag Keyword existente nas páginas web. Esta tag destina-se à colocação de até 10 palavras-chave, separadas por vírgula. Os principais motores de busca (Exemplo Google) desde há muito que ignoram a informação contida nesta tag devido ao elevado potencial de spam.

KPI

Acrónimo para Key Performance Indicators. Os KPI são usados para quantificar objetivos e refletem a performance das campanhas online. Providenciam inteligência de marketing e negócio para a medição do objetivo e tomada de decisão.

Landing Page (Página de Entrada)

A página onde um pesquisador chega após clicar num anúncio ou resultado da pesquisa.

LSI

Significa Latent Semantic Indexing. O LSI utiliza associação de palavras para determinar com mais exatidão o tema da página web.

Lead Generation

Websites que angariam leads para produtos ou serviços oferecidos por outra empresa. Nesse tipo de websites o utilizador normalmente não concretiza a compra, apenas fornece os seus contatos por forma a obter mais informação sobre um produto ou serviço.

Link Farming

a tentativa de aumentar substancialmente e artificialmente a popularidade de links.

Link Popularity (Popularidade de Links)

Refere-se ao número total de links que apontam para determinado URL.

Linkbait

É algo no seu website que capta a atenção do utilizador e facilita a obtenção de um link.

Linking Profile (Perfil de Links)

É o resultado de uma análise à proveniência dos links que apontam para o seu website.

Listing

A informação que aparece nos resultados da pesquisa dos motores de busca em resposta a uma pesquisa.

Log File

Todos os servidores web registam informação sobre os pedidos efetuados em log files. Esta informação pode ser útil e a sua informação é geralmente exibida em sistemas analíticos.

Log File Analysis

Consiste na análise da informação constante dos log files. Em seo esta análise é importante porque pode dar informação útil como número de visitantes, páginas mais requisitadas, palavras-chave, origens do tráfego, etc...

Long Tail

São frases que contêm três, quatro ou mais palavras-chave, usadas na pesquisa. Estas frases são geralmente diretas e específicas, mas direcionam menos tráfego que as as frases ou palavras-chave mais curtas e competitivas. As frases long Tail, em agregado, podem trazer volume de pesquisa e são por isso geralmente usadas para atacar mercados mais competitivos.

Meta Refresh Redirect

É um redireccionamento do lado do cliente (exº browse). É acionado após o carregamento da página inicial e redireciona automaticamente para outra página distinta.

Metrics (Métricas)

Um sistema de medidas que ajuda a quantificar características particulares. Em SEO, existem algumas métricas importantes tais como: tráfego total, tráfego dos motores de busca, conversão, top tráfego de palavras-chave, ranking de palavras-chave, etc.

Minimum bid (Lance Mínimo)

A quantia mais baixa que um publicitário pode "lançar" por uma palavra-chave ou conjunto de palavras-chave.

Mod_Rewrite

Processo de escrita de URL's. É utilizado quando um webmaster decide reorganizar a estrutura de URL de um determinado website, para simplificar a estrutura do website e/ou facilitar a indexação do website pelos motores de busca. Refere-se também à funcionalidade específica do servidor web Apache.

Meta Search Engine

É um motor de busca que obtém os seus resultados de dois ou mais motores de busca distintos.

Meta Tags

Consiste na informação colocada em uma página web, cujo objetivo não é ser visualizada pelos utilizadores, mas ser tipicamente para consumo dos motores de busca, browsers ou outras aplicações.

Meta Desription Tag

Permite aos criadores de páginas web introduzir descrições das suas páginas que serão depois mostradas pelos motores de busca, nos resultados da pesquisa.

Meta Robots Tag

A meta robots tag permite controlar a indexação da página pelos motores de busca. Pode ser usada para simplesmente bloquear a página e impedir a sua indexação

Negative Keywords (palavras-chave negativas)

São palavras-chave que servem como filtros de exclusão, evitando assim o aparecimento de anúncios para palavras-chave não desejadas e reduzindo assim o custo da campanha publicitária.

No Script Tag

Este elemento é usado para definir texto alternativo, caso um script não seja executado.

NoFollow

NoFollow é um atributo que pode ser colocado num link e que serve para indicar aos motores de busca que o link não deve contar como um voto ou não enviar qualquer crédito para a página de destino. Os motores de busca seguem o link mas o mesmo não influenciará os resultados da pesquisa. O formato do atributo é o seguinte: rel="nofollow".

Organic Results (Resultados orgânicos)

São os resultados das pesquisas dos motores de busca que são naturais e não pagos e resultam da aplicação dos algoritmos usados pelos motores de busca. São estes resultados que um consultor seo tenta obter para os seus clientes.

Organic Search Rankings (Posicionamento nos resultados orgânicos)

Consiste no posicionamento das páginas web, nos resultados dos motores de busca (SERP).

Outbound Links (Links de Saída)

São os links de uma determinada página web que apontam para outras páginas, dentro do mesmo website ou para um website diferente.

PPC

Acrónimo de Pay Per Click.

PageRank (PR)

PageRank é a tecnologia desenvolvida pela Google que classifica as páginas web pela sua importância relativa. Atualmente é um dos fatores de posicionamento do Google, dentro de centenas de outros fatores que o Google utiliza para determinar a relevância e autoridade das páginas web.

Personas

São tipificações de "pessoas" ou subgrupos de pessoas que partilham atributos como idade, género, localização, nível salarial, etc.

Podcast

Um podcast é um ficheiro de mídea distribuído na internet, utilizado para ser consumido em media players ou computadores pessoais.

Query (Consulta/pesquisa)

A palavra-chave ou conjunto de palavras-chave introduzidas no campo de pesquisa do motor de busca. Usadas para iniciar uma pesquisa que devolverá os resultados correspondentes.

ROI (Retorno do Investimento)

Acrónimo para Return Of Investment. É a relação entre o valor total do investimento em algo, versus o valor total ganho com esse investimento.

RSS

Acrónimo para Rich Site Summary ou Real Simple Syndication. É um tipo de formato que usa o XML para distribuir e partilhar informação na web.

RANK

Quão bem posicionada está uma página web nos resultados da pesquisa dos motores de busca.

Reciprocal Link (Link recíproco)

Quando dois websites trocam links entre si. Também vulgarmente conhecido como cross link.

Relative URL Link

URL relativos são links que ligam apenas ao ficheiro ou recurso, exº /pagina.html.

Relevance (Relevância)

A relevância é a medida pela qual o título, descrição e palavras-chave do seu anúncio ou página estão relacionadas com a expetativa do pesquisador.

Reverse DNS

O processo de determinar o host (computador anfitrião) associado a um IP específico.

Rich Media

É mídia com movimento e interatividade embebidos.

Robot

Ver Crawler.

Robots.txt

É um ficheiro que reside na raiz de um website e que é usado para direcionar os search crawler, facilitando assim o rastreamento do seu website. Com este ficheiro pode controlar que áreas do seu website podem ou não serem indexadas.

SEM

Acrónimo para Search Engine Marketing. Pode ser usado também para indicar uma pessoa ou empresa que executa marketing para os motores de busca.

SEO

Acrónimo para Search Engine Optimization. É o processo de edição do conteúdo de um website por forma a torná-lo mais visível nos resultados dos motores de busca. Quando se se refere a uma pessoa ou empresa, significa que se dedicam à prática do SEO.

SERP

Acrónimo para Seach Engine Results Page. É a página de resultados devolvida pelos motores de busca para os termos introduzidos no campo de pesquisa. Exibe resultados pagos e resultados orgânicos, em posições ou ranking variados.

Search Directory (Diretório de Pesquisa)

Similar a um motor de busca, no que concerne a terem ambos uma base de dados de websites. Um diretório não usa rastreadores, mas sim a submissão manual de websites para o seu índice.

Search Engines

O motor de busca é composto por uma base de dados (índice) de websites. Um motor de busca utiliza rastreadores para descobrir e indexar o seu conteúdo, organiza e posiciona esse conteúdo usando regras proprietárias chamadas algoritmos.

Search Funnel

São todos os passos de um pesquisador, que geralmente tendem a usar várias pesquisas antes de chegarem a uma decisão de compra. Começam geralmente com termos mais amplos e vão refinando a pesquisa.

Search Query

As palavras ou frases que um pesquisador introduz no campo de pesquisa dos motores de busca.

Search Terms

A palavra ou palavras que o utilizador introduz no campo da pesquisa.

Semantic Clustering

Uma técnica usada em PPC ou keyword discovery que consiste em agrupar palavras-chave associadas ou relacionadas.

Server Side Tracking

O processo de analisar os logs dos servidores web. Sistemas analíticos server-side compilam e apresentam esta informação de uma forma legível, na forma de reports e estatísticas.

Session Id's

São parâmetros dinâmicos gerados para cada utilizador individual e normalmente adicionados nos URL.

Siloing (Organização em Silos)

É uma técnica utilizada na organização da informação do website em temas. O objetivo do siloing é dotar um website de bom posicionamento em termos amplos e também nos mais específicos.

Social Media

São website que usam a contribuição dos seus utilizadores para a geração de conteúdo e para a definição da sua popularidade.

SPAM

São todos os métodos que os motores de busca consideram prejudiciais para os seus esforços de transmitir conteúdo relevante e de qualidade.

Spamming

Refere-se ao conjunto de atividades ou técnicas utilizadas para enganar os motores de busca.

Spider

Ver Crawler.

Stop Word

Uma palavra que aparece com frequência no conteúdo de uma pagina, mas não tem importância em si mesmo. Alguns exemplos são: e, o, a, para, de, etc.

Submission

O ato de submeter um website nos motores de busca ou diretórios.

Tail Terms

Termos de pesquisa que são muito específicos e que geralmente incluem modificadores. exemplo: dentistas baratos no porto.

Targeting

Consiste em focar a atenção em anúncios e/ou em palavras e frases que atraem um tipo específico de audiência ou potencial consumidor.

Themes (Temas)

Consiste na ideia genérica sobre a qual o website se baseia.

Title Tag

É uma tag HTML que aparece contida entre a tag <head> e contém o título da página web. O seu conteúdo é geralmente exibido nos resultados da pesquisa e é um dos elementos SEO com mais valor.

Trackbacks

Um protocolo que permite aos bloggers linkar com outros posts, geralmente de outros blogs, dentro do mesmo tipo de assunto. 

Tracking URL

Um URL especificamente criado para medir ações ou conversões de campanhas de publicidade paga.

Traffic

Refere-se ao número de visitantes que um website recebe.

Traffic Analysis

O processo de analisar o tráfego de um website para entender o que os visitantes procuram e descobrir o que está a trazer visitantes para o website.

Unique Visitor

Identifica um visitante. Se esse visitante clicar em 10 páginas, conta apenas como uma única visita.

Usability

Este termo refere-se à usabilidade do website e de que forma a sua utilização é amiga do utilizador. Um website com boa usabilidade é um website que permite ao seu utilizador executar as ações pretendidas com facilidade e encontrar as informações pretendidas facilmente.

User Agent

A identidade do cliente utilizado para aceder ao website.

Verticals (Verticais)

É um grupo ou categoria específico de tipo de negócio, como seguros, automóveis, construção, etc.

Wiki

É um tipo de software que permite aos utilizadores partilharem informação sobre tópicos específicos. É um software colaborativo, sendo um bom exemplo a Wikipedia.org.

Word Count (Total de palavras)

O número total de palavras encontradas numa pagina web.

XML

Acrónimo para Extensible Markup Language. É uma linguagem utilizada para a transmissão de informação.

XML Maps

São ficheiros XML que contêm os links do seu website. Um dos mais populares é o XML Sitemap, que instrui os motores de busca na indexação de websites.

 

Foto credit: https://www.flickr.com/photos/damn_unique/

TAGS