Google Adwords - O que é e para que serve?

Adwords o que é ?

O Google Adwords é a plataforma de publicidade do Google. Qualquer empresa, pequena, média ou grande pode publicitar os seus produtos e serviços nesta plataforma, potenciando assim a captação de novos clientes e fazer crescer o seu negócio.
No Google Adwords, os anúncios aparecem diretamente na página de resultados, em áreas específicas. Não confundir com os resultados orgânicos, os anúncios no adwords aparecem geralmente do lado direito, no topo e no fundo da página de resultados e são sempre patrocinados por um anunciante. Os resultados orgânicos não dependem de um anunciante, dependem sim do valor e relevância da página face à pesquisa introduzida no motor de busca, sendo que são estes resultados que são "trabalhados" por um consultor de seo. Na imagem abaixo, podem ser observadas as áreas distintas da publicidade paga e dos resultados orgânicos.

Adwords Resultados Pagos PPC

O Google Adwords insere-se no que normalmente se designa de pay-per-click, isto é, o Google ganha dinheiro sempre que alguém clica no anúncio.
O Google adwords tem algumas vantagens interessantes. As empresas que anunciam nesta plataforma têm os seus anúncios visíveis diretamente na página de resultados e nos websites que fazem parceria com a Google, anúncios esses que são sempre relacionados com a pesquisa. Este é um ponto importante, e que a Google faz questão e fazer bem – os anúncios são exibidos sempre que haja uma vantagem para o utilizador, preferindo até não exibir qualquer anúncio se considerar que não ajudará o utilizador na sua procura.
Vejamos o seguinte exemplo para melhor percebermos como funciona esta plataforma:

Imaginemos que somos proprietários do stand de carros usados Jacinto. O nosso cliente ideal, como é óbvio, será quem procura carros usados, por isso temos todo o interesse quando alguém pesquisar por carros usados no Google, o nosso anúncio apareça nos resultados pagos. Para publicitar o nosso stand e os nossos carros usados no Google uma das coisas que necessitamos fazer será indicar ao Google quais as listas de palavras-chave para as quais o nosso anúncio deve aparecer. Esta lista deve ser criada tendo em conta o perfil de pesquisa dos utilizadores que procuram por este tipo de produto. Aqui pode fazer sentido colocarmo-nos na pele do cliente e pensar nas mais variadas formas de pesquisar por carros usados. Pode fazer sentido incluir a marca, o modelo, a localização geográfica. Alguns exemplos seriam: “carros usados”, “stand de carros usados”, “opel corsa usado”, “opel corsa usado porto”, etc, etc, etc… Não devemos ser poupados na criação da lista, quantos mais termos relevantes melhor.

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Campanha Adwords

Para inicia a sua campanha no Google Adwords, deverá definir o seu orçamento e o valor que pretende pagar por clique. O orçamento estabelece um valor limite para a campanha, que será sempre o valor total que estiver disposto a pagar. O valor que estiver disposto a pagar por clique pode influenciar a quantidade de visitas recebidas, bem como o resultado do investimento. Valores mais elevados trazem mais visitas, mas gasta mais dinheiro, valor mais baixos menos visitas e por consequência menos tráfego.


Landing-pages

Devemos criar para cada anúncio a sua respetiva landing-page. Não queremos que o nosso potencial cliente, depois de clicar no nosso anúncio (pelo qual vamos ter de pagar ao Google), chegue a uma qualquer página do nosso website. Vamos querer sim que essa página seja construída de forma a guiar o cliente a executar o que nós queremos, que será sempre converter, neste caso, comprar um dos nossos carros usados.


Esta é uma explicação simplista da pataforma adwords, muito mais haveria para dizer. Se quiser mas informação, poderá encontra-la diretamente no Google, em http://support.google.com/adwords/.

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