Links internos - a sua importância para uma boa optimização SEO

SEO Links Internos

Um dos principais problemas encontrados na maioria dos site, que prejudica consideravelmente o SEO e o ranking orgánico são os problemas de internal linking(links dentro do mesmo domínio). A forma como os links internos são organizados e a forma como as páginas são interligadas entre si é fundamental para:

  • Ajudar os motores de busca a indexarem a maior quantidade de páginas possível.
  • Ajudar a construir grupos ou segmentos de páginas com o mesmo tema.
  • Permitir que os motores de busca mais facilmente atribuam relevância às suas páginas.

Algumas regras básicas para links internos:

Tente que exista pelo menos dois links para cada página.
Crie um sitemap para as páginas mais importantes do seu site. Os sitemaps são úteis não só para os motores de busca mas também para os utilizadores do seu site.
Utilize anchor text com significado. Isto ajuda os motores de busca a perceber qual o tema da página.
A utilização de "anchor text" com significado e com palavras chave (keywords) é uma excelente oportunidade para transmitir aos motores de busca qual o tema da página. Tente não usar texto do tipo "Clique aqui...", "Siga este link...", etc. Aproveite toda e qualquer oportunidade para ajudar os motores de busca a fazer sentido do seu site.

Como detectar problemas nos links internos?

Utilize o comando: site:omeusite.com no google

Com este comando podemos facilmente saber quais as páginas já indexadas pelo google. Na eventualidade de faltarem páginas importantes do seu site, isso poderá dever-se a problemas técnicos que impeçam os motores de busca de lá chegar.

Utilizar ferramentas como o XENU Link sleuth
Este utilitário simula um bot de um motor de busca e percorre as páginas do seu site, seguindo os links, e apresenta um relatórios no fim.

Exemplo de um teste feito a este site (a vermelho os problemas detectados)

Xenu -Exemplo de Links inválidos
Pode descarregar o Xenu Link sleuth no seguinte endereço: http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html
Muito mais se poderia dizer sobre estratégias de internal linking, mas o básico fica aqui resumido. Voltarei a escrever sobre este tema num próximo post, em que falarei sobre a importância do theming. Sintonizem-se...

TAGS

seo