Manual de Marketing Digital e SEO em Português | PDF

Convenhamos, as disciplinas de Marketing Digital e SEO não são propriamente fáceis. Um consultor de SEO e Marketing Digital é essencialmente um profissional que deve dominar a teórica, mas também a prática. Entre as várias áreas que deve dominar, estão:

  • SEO Técnico
  • Conceitos de Marketing Digital
  • Gerir campanhas de Adwords
  • Dominar as ferramentas analíticas como o Google Analytics
  • Dominar gestores de conteúdos como o Wordpress
  • Dominar o desenvolvimento web

 

Manual de Markting Online e SEO em Português

É por isto tudo que decidi escrever um livro/manual onde vou fazer um "brain dump", isto é, vou escrever tudo o que sei sobre SEO e Marketing Digital. Esta vai ser a minha forma de partilhar tudo o que aprendi desde 2008, altura em que me dediquei à consultoria em SEO e Marketing Digital. Apesar de ter 20 anos de experiência em Tecnologias de Informação e desenvolvimento, devo muito do que sei sobre SEO e Marketing Digital a excelentes profissionais, que também foram generosos comigo partilhando o seu conhecimento e experiência. Tenho a sorte de ter conhecido e ter criado relações com os melhores profissionais de SEO e Marketing Digital mundiais, e também de ter decidido desde cedo fazer parte da SEMPO, a maior organização mundial dos profissionais do Search Engine Marketing.

Agora é a minha vez de contribuir para a comunidade e também ajudar quem necessita de de aumentar o conhecimento sobre estas temáticas. Uma das razões para escrever este manual de SEO e Marketing Online é também aumentar a consciência dos nossos empresários e público em geral sobre importância destas temáticas. Hoje em dia os negócios fazem-se online e é com algum sentimento de tristeza que vejo que em Portugal estamos ainda muito atrasados. Quem se antecipa e tem uma estratégia online vai colher os frutos agora e no futuro, e noto que cada vez mais empresas internacionais estão a alargar a sua área de atuação ao nosso país, enquanto as nossas empresas e profissionais ficam impávidos a ver o comboio a passar. Sei porque trabalho para algumas delas e apesar de agradecer a oportunidade de trabalho, preferia bem mais que fossem as nossas empresas nacionais a aproveitar as oportunidades.

Assim sendo, este manual de SEO e Marketing Digital vai ser um desafio, e um trabalho que nunca terá propriamente um fim porque estará sempre em constante atualização. A primeira versão já está em curso e partilharei aqui o andamento do manual. Segue abaixo o índice com o estado de cada capítulo. O livro será grátis para quem assinar a minha newsletter, por isso se quiser saber tudo o que há para saber sobre SEO e Marketing Online, garanta já a sua cópia inteiramente grátis em versão PDF!


UPDATE 18/12/2017

Este update consistiu em:

  • Escrever a introdução e objetivo deste livro
  • Escrever o tópico "o que é o SEO"
  • Descrever como funcionam os motores de busca
  • Adicionar o Glossário de SEO e Marketing Online

UPDATE 22/12/2017

Bem, escrever um livro não é fácil! A cada parágrafo que escrevo, lembro-me de mais conteúdo e de outros tópicos sobre os quais também é importante escrever. Neste "sprint" foi possível:

  • Reorganizar o índice (ainda vai sofrer muitas alterações até à 1ª edição)
  • Escrever o capítulo sobre sitemaps
  • Escrever a secção sobre SEO White Hat e Black Hat
  • Iniciar a secção sobre links internos
  • Iniciar o capítulo sobre SEO Local

UPDATE 27/12/2017

Nesta data foi adicionado:

  • Início do capítulo sobre palavras-chave e a sua importância
  • Continuação do capítulo sobre links internos
  • Início do tópico sobre links externos e link building
  • Início do tópico sobre on-site optimization, descrevendo o processo de otimização da página web e dos seus elementos
  • Início do capítulo sobre canonização
  • Tópico sobre duplicação de conteúdo
  • Início da escrita do capítulo sobre Marketing de Conteúdos

UPDATE 28/12/2017

Início do capítulo sobre a Google Search Console. Este capítulo vai ser interessante porque vou utilizar um caso prático para demonstrar o funcionamento e potencialidades desta ferramenta.

UPDATE 02/01/2018

Este foi o primeiro update do ano de 2018! Este manual já conta com 100 páginas e ainda nem 1/4 está escrito! - Síntese do update abaixo:

  • Continuação do capítulo sobre a Google Search Console
  • Escrita do tópico sobre canibalização de conteúdos.

ÍNDICE ACTUALIZADO

Nota: Como o livro ainda está a ser escrito, está sujeito a alterações até ao lançamento da primeira edição.

Introdução    
    Objetivo deste livro    
Search Engine Marketing    
    SEO - Search Engine Optimization    
        O que é o SEO?    
        O lugar do SEO na estratégia de Marketing Online    
        Foco no Google    
        Como funciona a pesquisa no Google    
        Qual a Missão do Google como motor de busca?    
        O Algoritmo do Google    
        O que é um algoritmo afinal?    
        Quantas variáveis/fatores compõem o algoritmo do Google?    
        White-Hat SEO vs Black-hat SEO    
        Mas afinal o que é o Black hat SEO?    
        Porque não devemos praticar Black Hat SEO?    
        Quais as técnicas de seo black hat?    
        Entender a forma como as pesquisas são feitas    
        Por onde começar?    
        Não há truques ou fórmulas mágicas    
        O SEO deve começar antes do website existir    
        Já tenho um website, e agora?    
        Como escolher um domínio?    
        Registar o domínio    
        Top-level domain    
        Registrars    
        Configurar DNS    
        Alojamento    
        Website desenvolvido de raíz ou CMS?    
        Arquitetura do website    
        Desenvolvido de raíz - como fazer?    
        Ferramentas de desenvolvimento    
        Linguagens de desenvolvimento    
        HTML    
        CSS    
        Base de dados    
        CMS - Qual escolher?    
        Wordpress    
        Tem tudo a ver com as palavras-chave    
        O que é uma palavra-chave e qual a sua importância    
        Palavras-chave amplas    
        Palavras-chave restritas    
        Conhecer o utilizador e descodificar a sua intenção    
        Como escolher e descobrir as melhores palavras-chave    
        A importância do conteúdo    
        Silos e Topic Clusters    
        Links - Um dos ativos mais importantes do seu website    
            Links Internos    
            Internal Linking – Como fazer?    
            Tema principal – Main Topic Page Theming    
            Anchor Text, Estrutura dos links e palavras envolventes    
            Evite diluir a força das suas URLs    
            Links Externos    
            Porque razão o Google dá tanta importância a este tipo de links?    
            Disavow Links    
            Link Building - Como obter links?    
            Algumas técnicas de link building    
            Submeter o nosso website em “Website Directories”    
            Link Bait    
            Media Social    
            Parcerias    
            Pedir link    
            Guest Blogging    
        Links - Como descobrir os links para o seu website e os da sua concorrência    
        Ferramentas para descobrir Links    
    Otimização da página    
        O título da página    
        As meta tags    
        Meta description    
        Meta Keyword    
        As tags de cabeçalho <H>, <H>, <H>, …    
        ALT Attributes    
        Javascript    
        CSS    
        URLs SEO-Friendly (ou URL semânticos)    
        Conteúdo    
        Otimização de Imagens    
    Otimização de Vídeo    
    Canonização    
        Consequências de uma má "canonização"    
        Minimizar os problemas de canonização    
    Sitemaps    
        Sitemap HTML    
        Sitemap XML    
        Sitemap XML - Considerações técnicas    
        Nome, formato e localização    
        Como gerar um ficheiro Sitemap.xml?    
        Ferramentas online    
        Sitemap Plugins    
        Especificar o local do ficheiro sitemap.xml no robots.txt    
        Como gerir e organizar sitemaps em websites de grande dimensão    
        Incluir todas as páginas importantes, mesmo as já indexadas    
        Submeter o sitemap na Google Search Console    
    Robots.txt    
    Rastreamento e Indexação    
        Acessibilidade dos bots/crawlers    
        Orçamento de Rastreamento    
        Server Response Codes    
        Duplicação de Conteúdo    
        Redirect    
        Parágrafos ou porções duplicadas    
        Revendedores, Afiliados & Copy Cats    
        Como encontrar conteúdo duplicado    
    Mobile first e responsive website    
    Velocidade e tempo de carregamento da página    
    Google Page Insights    
    Comparar com a concorrência    
        Análise da Concorrência    
        Quem são os seus concorrentes?    
        Como espiar os seus concorrentes?    
        Estratégias para combater os seus concorrentes    
    SEO Local    
        Como o Google diferencia pesquisas globais das pesquisas locais?    
        O que deve saber sobre o Google 3-pack    
        Registar o seu website em diretorias/listas  de negócios locais    
    O Google Search Console    
    O Google Analytics    
    Queries Google úteis para SEO    
    Screaming Frog - o canivete suíço do SEO    
Email Marketing    
Marketing de Conteúdos    
Redes Sociais    
Monitorar o sucesso    
Conclusão    
Índice de Figuras    
Glossário de Marketing Digital, SEO e SEA

 

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