Meta description – como escrever as melhores meta descriptions

Elemento meta description

As meta descriptions, a par com o título da página do seu site, é um dos elementos que os motores de busca mostra aos utilizadores nos resultados da pesquisa. Consegue identificar a meta description facilmente como sendo o bloco de texto imediatamente abaixo do título da página.

Apesar da meta description não ter um impacto por si só no ranking da página, é de grande importância para que seja a sua página a ganhar o tão desejado clique. A meta description deve ser relevante para a página, deve de ser de fácil leitura, incluir as palavras chave relevantes para a página em questão, ser única e incluir modelos, números de produto quando aplicável. O Google só mostrará os primeiros 156 caracteres da sua meta description, deve por isso maximizar o seu efeito e aproveitar todo o espaço disponível para escrever algo que seduza o seu potencial visitante. Se a meta description aguçar a curiosidade, ou demonstrar claros benefícios ao leitor, aumentará a probabilidade de ganhar novos visitantes.

A importância de utilizar as palavras-chave relevantes para a página deve-se ao facto de, no caso de coincidirem com as que o utilizador escreveu no campo da pesquisa, o Google vai colocar a negrito essas mesmas palavras chave, destacando ainda mais a nossa página nos resultados da pesquisa, e reforçando o tema da mesma ao potencial visitante.

A meta description como uma manchete para o seu website

Quem nunca passou por um quiosque ou loja que venda jornais e revistas e pegou num jornal, por exemplo, com manchetes destacadas, que atiçam a curiosidade? Está é uma das técnicas mais usadas para potenciar a compra de jornais e revistas – colocar manchetes atrativas, que aguçam a curiosidade, que levam o potencial leitor a parar e ter vontade de ler mais. É desta forma que devemos escrever a nossa meta descriptions, elas devem ser de tal forma cativantes que o potencial visitante não resista a dar um clique no link para a nossa página. Afinal de que serve estar nos primeiros lugares se ninguém clicar na nossa página.

As meta descriptions devem ser únicas

As meta descriptions devem ser, tal como os títulos das páginas, únicas para cada página. Certo que isso nem sempre é fácil, no caso de websites de e-commerce por exemplo, não se torna fácil escrever meta descriptions para que sejam únicas, principalmente em cada página da mesma família de produto. De qualquer forma, devemos na medida do possível fazer o que estiver ao nosso alcance para tornar este elemento o mais distintivo possível, para não corrermos o risco das nossas páginas serem identificada como conteúdo duplicado ou não original.

Como verificar a unicidade das meta descriptions

Há diversas formas de avaliarmos a unicidade das nossas meta descriptions. Relembramos a importância da meta description ser única – caso não o seja, corremos o risco da página ser identificada como tendo conteúdo duplicado ou não original, o que frequentemente provoca que não seja indexada ou mostrada aos utilizadores dos motores de busca.

Uma das formas é usando a própria pesquisa do Google. Se utilizarmos o operador site:, podemos visualizar as páginas indexadas pelo Google para um qualquer website. Abaixo um exemplo utilização deste operador:

Exemplo operador google site:

Nota: substitua exemplo.pt pelo website que deseja validar.

Introduzindo este operador na caixa de pesquisa do Google, serão retornadas todas as páginas indexadas pelo google. No caso de existirem páginas com conteúdo similar ou não único, aparecerá uma mensagem de resultados omitidos como a imagem abaixo:

Google Resultados omitidos

Nota: após a pesquisa, navegue de imediato para a última página de resultados, onde geralmente aparece esta mensagem.

Se encontrar esta mensagem nos resultados, ficará a saber que o Google identificou páginas no seu website com conteúdo muito semelhante, sendo provável que um dos fatores para isso acontecer poderá ser a existência de elementos meta description com conteúdo repetido ou muito similar.

Utilizar a Google Search Console para encontrar elementos  meta description duplicados

A Google Search Console pode ser utilizada para encontrar facilmente elementos meta description duplicados. Para aceder a esta funcionalidade, entre na sua conta da Google Search Console e escolha a opção “Aspecto da Pesquisa”, seguido “Melhorias HTML”. Na imagem abaixo pode verificar um exemplo do tipo de informação apresentada nesta opção.

Google Search Console Melhorias HTML

Testar antes de usar

Se tiver curiosidade em saber como o seu elemento meta description vai aparecer nos resultados do Google, pode utilizar o Google SERP Snippet Optimization Tool. Esta ferramenta vai lhe permitir validar o aspeto da sua meta description antes de efetuar o upload da sua nova página.

aspeto meta description

 

Resumindo as Dicas

#1 – Deve ser encarada como uma pequena manchete da sua página. Deve atiçar a curiosidade do visitante e convencê-lo a clicar no link para a sua página.

#2 - A meta description deve ser relevante para a página.

#3 – Deve ser única, para não corrermos riscos da página ser identificada como contendo conteúdo não original ou duplicado.

#4 – Deve ter no máximo 156 carateres, tudo que for para além disso pode não ser mostrado nos resultados da pesquisa

#5 – Deve conter as principais palavras-chave, aumentando assim a probabilidade de aparecerem mais destacadas a negrito, caso sejam as palavras-chave introduzida na pesquisa.

#6 – Deve conter marcas, modelos e números se aplicável

TAGS