Redirect 301 - Onde está o www?

Redirect 301 SEO

Após fazer upload do seu novíssimo website para o seu alojamento, é tempo de deixar os motores de busca fazerem o seu trabalho.

Acontece por vezes os motores de busca indexarem o seu site sem o "www". Imaginemos que o seu site tem o domínio exemplo.com, e verifica que os resultados no google apontam para exemplo.com em vez de www.exemplo.com.
Para resolver problemas deste tipo pode fazer:

Registar o seu website no "google webmaster tools" e indicar qual o domínio preferido.

Para executar esta configuração, após registar o seu site nas ferramentas para webmasters do google, deve escolher "configurações do site", seguido de "Definições" e em domínio preferido, selecionar como no exemplo abaixo:
Webmaster Tools - domínio preferido

Aplicar um 301 redirect

Com este redirect informa os motores de busca que o endereço permanente do seu website fica em www.exemplo.com em vez de exemplo.com.

Como configurar um 301 redirect no Apache, usando o ficheiro .htaccess

No apache é relativamente fácil de configurar um 301 redirect, bastando para isso criar um ficheiro .htaccess na raíz do seu website (ou editar o ficheiro caso exista) e colocar as seguintes instruções:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^exemplo.com [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http:\\www.exemplo.com\$1 [L,R=301]

Para validar se a configuração foi bem executada, basta escrever na barra de endereço do seu browser o endereço do seu website sem o "www", e verificar se é automáticamente redirecionado para a versão pretendida.

TAGS

seo