SEO - A importância do domínio certo

SEO - A importância do domínio certo

O domínio do nosso website é importante para SEO. Ao aprender SEO vai verificar que é a soma de várias pequenas partes que fazem um todo. As características de um domínio fazem também parte desse todo.

Este artigo pretende explicar o que é importante quando escolhemos o nosso domínio. A escolha tem de ser bem-feita, porque o domínio é das coisas com que vamos ficar mais tempo, e depois de escolhido, já não dá para mudar, ao contrário do conteúdo e apresentação do website, que pode ser dinâmico e mudar ao longo do tempo.

Quais as características de um bom domínio?

Um domínio é bem mais do que um simples nome que identifica o nosso website. Há alguns pontos importantes que temos de ter em consideração na sua escolha. Abaixo seguem alguns dos fatores que ajudam no SEO para um website.

  • Idade do domínio. Normalmente os domínios mais antigos recebem mais confiança dos motores de busca. Ajuda se procurarmos domínios expirados já com bons links dentro do nosso tema.
  • Palavras-chave no nome do domínio ajudam no ranking. Um domínio com as palavras-chave pode conseguir bons rankings mesmo sem um elevado número de links externos. Este ponto tem tido alguma discussão, com o próprio Matt Cutts da Google a ter já referido que por motivos de spam, iriam retirar uns pozinhos aos EMD (exact match domains). De qualquer forma, na altura de escolher o nome de um domínio, muitas pessoas escolhem nomes com as palavras-chave no domínio.
  • Palavras-chave no nome do domínio ajudam o CTR, isto é, ajudam a aumentar os cliques nos resultados dos motores de busca.
  • Palavras-chave no nome do domínio ajudam a incluir os termos relevantes no texto da âncora. Isto é bom para situações em que não controlamos a forma como ligam com as nossas páginas, por exemplo nos links externos.

E você o que acha? Na altura de escolher considera as palavras chave no domínio importantes?

TAGS

seo