Convenhamos, as disciplinas de Marketing Digital e SEO não são propriamente fáceis. Um consultor de SEO e Marketing Digital é essencialmente um profissional que deve dominar a teórica, mas também a prática. Entre as várias áreas que deve dominar, estão:
- SEO Técnico
- Conceitos de Marketing Digital
- Gerir campanhas de Adwords
- Dominar as ferramentas analíticas como o Google Analytics
- Dominar gestores de conteúdos como o Wordpress
- Dominar o desenvolvimento web
É por isto tudo que decidi escrever um livro/manual onde vou fazer um "brain dump", isto é, vou escrever tudo o que sei sobre SEO e Marketing Digital. Esta vai ser a minha forma de partilhar tudo o que aprendi desde 2008, altura em que me dediquei à consultoria em SEO e Marketing Digital. Apesar de ter 20 anos de experiência em Tecnologias de Informação e desenvolvimento, devo muito do que sei sobre SEO e Marketing Digital a excelentes profissionais, que também foram generosos comigo partilhando o seu conhecimento e experiência. Tenho a sorte de ter conhecido e ter criado relações com os melhores profissionais de SEO e Marketing Digital mundiais, e também de ter decidido desde cedo fazer parte da SEMPO, a maior organização mundial dos profissionais do Search Engine Marketing.
Agora é a minha vez de contribuir para a comunidade e também ajudar quem necessita de de aumentar o conhecimento sobre estas temáticas. Uma das razões para escrever este manual de SEO e Marketing Online é também aumentar a consciência dos nossos empresários e público em geral sobre importância destas temáticas. Hoje em dia os negócios fazem-se online e é com algum sentimento de tristeza que vejo que em Portugal estamos ainda muito atrasados. Quem se antecipa e tem uma estratégia online vai colher os frutos agora e no futuro, e noto que cada vez mais empresas internacionais estão a alargar a sua área de atuação ao nosso país, enquanto as nossas empresas e profissionais ficam impávidos a ver o comboio a passar. Sei porque trabalho para algumas delas e apesar de agradecer a oportunidade de trabalho, preferia bem mais que fossem as nossas empresas nacionais a aproveitar as oportunidades.
Assim sendo, este manual de SEO e Marketing Digital vai ser um desafio, e um trabalho que nunca terá propriamente um fim porque estará sempre em constante atualização. A primeira versão já está em curso e partilharei aqui o andamento do manual. Segue abaixo o índice com o estado de cada capítulo. O livro será grátis para quem assinar a minha newsletter, por isso se quiser saber tudo o que há para saber sobre SEO e Marketing Online, garanta já a sua cópia inteiramente grátis em versão PDF!
UPDATE 18/12/2017
Este update consistiu em:
- Escrever a introdução e objetivo deste livro
- Escrever o tópico "o que é o SEO"
- Descrever como funcionam os motores de busca
- Adicionar o Glossário de SEO e Marketing Online
UPDATE 22/12/2017
Bem, escrever um livro não é fácil! A cada parágrafo que escrevo, lembro-me de mais conteúdo e de outros tópicos sobre os quais também é importante escrever. Neste "sprint" foi possível:
- Reorganizar o índice (ainda vai sofrer muitas alterações até à 1ª edição)
- Escrever o capítulo sobre sitemaps
- Escrever a secção sobre SEO White Hat e Black Hat
- Iniciar a secção sobre links internos
- Iniciar o capítulo sobre SEO Local
UPDATE 27/12/2017
Nesta data foi adicionado:
- Início do capítulo sobre palavras-chave e a sua importância
- Continuação do capítulo sobre links internos
- Início do tópico sobre links externos e link building
- Início do tópico sobre on-site optimization, descrevendo o processo de otimização da página web e dos seus elementos
- Início do capítulo sobre canonização
- Tópico sobre duplicação de conteúdo
- Início da escrita do capítulo sobre Marketing de Conteúdos
UPDATE 28/12/2017
Início do capítulo sobre a Google Search Console. Este capítulo vai ser interessante porque vou utilizar um caso prático para demonstrar o funcionamento e potencialidades desta ferramenta.
UPDATE 02/01/2018
Este foi o primeiro update do ano de 2018! Este manual já conta com 100 páginas e ainda nem 1/4 está escrito! - Síntese do update abaixo:
- Continuação do capítulo sobre a Google Search Console
- Escrita do tópico sobre canibalização de conteúdos.
UPDATE 07/02/2018
Mais algumas secções do manual foram publicadas:
Canibalização de palavras-chave
Como saber se o nosso website sofre de canibalização?
White-Hat SEO vs Black-hat SEO
Mas afinal o que é o Black hat SEO?
Porque não devemos praticar Black Hat SEO?
Quais as técnicas de seo black hat?
UPDATE 02/05/2018
Mais uma página publicada:
UPDATE 02/05/2018
Mais uma página publicada:
Nesta página explico detalhadamente como pode atingir os 100% a nível de recomendações de performance.
ÍNDICE ACTUALIZADO
Pode encontrar o índice atualizado do Manual de Marketing Digital e SEO clicando aqui.
Nota: Como o livro ainda está a ser escrito, está sujeito a alterações até ao lançamento da primeira edição.