Grátis - Manual de Marketing Digital e SEO em Português - PDF

Convenhamos, as disciplinas de Marketing Digital e SEO não são propriamente fáceis. Um consultor de SEO e Marketing Digital é essencialmente um profissional que deve dominar a teórica, mas também a prática. Entre as várias áreas que deve dominar, estão:

  • SEO Técnico
  • Conceitos de Marketing Digital
  • Gerir campanhas de Adwords
  • Dominar as ferramentas analíticas como o Google Analytics
  • Dominar gestores de conteúdos como o Wordpress
  • Dominar o desenvolvimento web

 

Manual de Markting Online e SEO em Português

É por isto tudo que decidi escrever um livro/manual onde vou fazer um "brain dump", isto é, vou escrever tudo o que sei sobre SEO e Marketing Digital. Esta vai ser a minha forma de partilhar tudo o que aprendi desde 2008, altura em que me dediquei à consultoria em SEO e Marketing Digital. Apesar de ter 20 anos de experiência em Tecnologias de Informação e desenvolvimento, devo muito do que sei sobre SEO e Marketing Digital a excelentes profissionais, que também foram generosos comigo partilhando o seu conhecimento e experiência. Tenho a sorte de ter conhecido e ter criado relações com os melhores profissionais de SEO e Marketing Digital mundiais, e também de ter decidido desde cedo fazer parte da SEMPO, a maior organização mundial dos profissionais do Search Engine Marketing.

Agora é a minha vez de contribuir para a comunidade e também ajudar quem necessita de de aumentar o conhecimento sobre estas temáticas. Uma das razões para escrever este manual de SEO e Marketing Online é também aumentar a consciência dos nossos empresários e público em geral sobre importância destas temáticas. Hoje em dia os negócios fazem-se online e é com algum sentimento de tristeza que vejo que em Portugal estamos ainda muito atrasados. Quem se antecipa e tem uma estratégia online vai colher os frutos agora e no futuro, e noto que cada vez mais empresas internacionais estão a alargar a sua área de atuação ao nosso país, enquanto as nossas empresas e profissionais ficam impávidos a ver o comboio a passar. Sei porque trabalho para algumas delas e apesar de agradecer a oportunidade de trabalho, preferia bem mais que fossem as nossas empresas nacionais a aproveitar as oportunidades.

Assim sendo, este manual de SEO e Marketing Digital vai ser um desafio, e um trabalho que nunca terá propriamente um fim porque estará sempre em constante atualização. A primeira versão já está em curso e partilharei aqui o andamento do manual. Segue abaixo o índice com o estado de cada capítulo. O livro será grátis para quem assinar a minha newsletter, por isso se quiser saber tudo o que há para saber sobre SEO e Marketing Online, garanta já a sua cópia inteiramente grátis em versão PDF!

 


UPDATE 18/12/2017

Este update consistiu em:

  • Escrever a introdução e objetivo deste livro
  • Escrever o tópico "o que é o SEO"
  • Descrever como funcionam os motores de busca
  • Adicionar o Glossário de SEO e Marketing Online

UPDATE 22/12/2017

Bem, escrever um livro não é fácil! A cada parágrafo que escrevo, lembro-me de mais conteúdo e de outros tópicos sobre os quais também é importante escrever. Neste "sprint" foi possível:

  • Reorganizar o índice (ainda vai sofrer muitas alterações até à 1ª edição)
  • Escrever o capítulo sobre sitemaps
  • Escrever a secção sobre SEO White Hat e Black Hat
  • Iniciar a secção sobre links internos
  • Iniciar o capítulo sobre SEO Local

UPDATE 27/12/2017

Nesta data foi adicionado:

  • Início do capítulo sobre palavras-chave e a sua importância
  • Continuação do capítulo sobre links internos
  • Início do tópico sobre links externos e link building
  • Início do tópico sobre on-site optimization, descrevendo o processo de otimização da página web e dos seus elementos
  • Início do capítulo sobre canonização
  • Tópico sobre duplicação de conteúdo
  • Início da escrita do capítulo sobre Marketing de Conteúdos

UPDATE 28/12/2017

Início do capítulo sobre a Google Search Console. Este capítulo vai ser interessante porque vou utilizar um caso prático para demonstrar o funcionamento e potencialidades desta ferramenta.

UPDATE 02/01/2018

Este foi o primeiro update do ano de 2018! Este manual já conta com 100 páginas e ainda nem 1/4 está escrito! - Síntese do update abaixo:

  • Continuação do capítulo sobre a Google Search Console
  • Escrita do tópico sobre canibalização de conteúdos.

UPDATE 07/02/2018

Mais algumas secções do manual foram publicadas:

Canibalização de palavras-chave

Como saber se o nosso website sofre de canibalização?

White-Hat SEO vs Black-hat SEO

Mas afinal o que é o Black hat SEO?

Porque não devemos praticar Black Hat SEO?

Quais as técnicas de seo black hat?

UPDATE 02/05/2018

Mais uma página publicada:

Search Engine Marketing (SEM)

UPDATE 02/05/2018

Mais uma página publicada:

Google PageSpeed Insights

Nesta página explico detalhadamente como pode atingir os 100% a nível de recomendações de performance.

 


ÍNDICE ACTUALIZADO

Pode encontrar o índice atualizado do Manual de Marketing Digital e SEO clicando aqui.

Nota: Como o livro ainda está a ser escrito, está sujeito a alterações até ao lançamento da primeira edição.

 

 

TAGS