
A performance de um website é cada vez mais importante, não só em termos de usabilidade, mas também como fator que pode influenciar o ranking das páginas do seu website. A performance das páginas web é um fator de ranking que a Google utiliza há já algum tempo, sobretudo no desktop, mas como anunciou John Mueller, a partir de julho de 2018, o fator performance pode afetar negativamente algumas páginas, especialmente se forem muito lentas em dispositivos móveis.
Há diversos fatores que contribuem para a performance de uma página web. Como profissionais de SEO temos de estar atentos a este fator, evitando que prejudique os sites dos nossos clientes e ainda melhor, fazer com que seja um dos fatores diferenciadores em relação á concorrência. Em ambientes competitivos, assumindo que todos os outros fatores são iguais, o fator performance pode ser o que faz mexer a agulha e nos coloca á frente da concorrência.
Falando de concorrência, como muitos outros fatores, devemos estar sempre atentos á situação atual da nossa concorrência e ter uma ideia clara da sua posição relativamente a nós em termos de performance. É por isso que recomendo que analisem a vossa concorrência com regularidade e estejam atentos ás suas próprias reações e retaliações. Escreverei mais sobre outros aspetos relacionados com a performance de website, nomeadamente no que diz respeito á formas de analisar a performance do seu website face á sua concorrência mais direta. Estejam atentos a este blog!
Como qualquer consultor de seo que se preze, não poderia deixar de otimizar o meu site e o dos meus clientes em termos de performance. Uma das ferramentas que podemos utilizar para nos ajudar a otimizar as páginas do nosso website é a o Google PageSpeed Insights. Esta ferramenta analisa uma página web e fornece recomendações sobre todos os fatores que podemos e devemos trabalhar para tornar as nossas páginas o mais performante possível. Decidi também documentar de uma forma simples todos os passos que executei para atingir os 100% a nível de recomendações desta ferramenta, que faz agora parte da secção sobre o Google Page Speed Insights do meu futuro manual de SEO.
Convido-vos a visitar o artigo e a implementar as minhas recomendações, que seguramente tornarão as vossas páginas web bem mais performantes. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, podem sempre enviar-me um email ou deixar um comentário no blog.