Qual é a função de um SEO?


Qual a função de um SEO?

Um especialista em Search Engine Optimization (SEO) analisa, audita e implementa alterações em websites para que estejam otimizados para os motores de busca. Isto significa, por um lado, maximizar o tráfego de um site, aumentar a sua visibilidade online e aumentar o ranking do site nos motores de busca. O resultado final do SEO é aumentar a possibilidade de conversão de um website, através da captação novo clientes, leads ou outra ação desejada.

De uma forma simples, o trabalho de um SEO é fazer os sites aparecerem no topo dos resultados dos motores de busca. Para isso deve munir-se de um conjunto de competências que vão muito para além das competências técnicas.

Se o seu negócio depende do seu website ou o mesmo é uma fonte de angariação de clientes ou vendas, deve considerar ter um especialista em SEO na sua equipa ou contratar um SEO externamente, para assim poder aproveitar toda a potencialidade que o seu website oferece.

Ao contrário de um especialista em SEA, que se encarrega da gestão de campanhas de publicidade paga, um especialista em SEO com experiência pode ajudar a posicionar as páginas do seu site nos resultados orgânicos dos motores de busca, aumentando a credibilidade da sua marca ou empresa e potenciando mais clientes e negócios.

Um especialista em SEO deve ter capacidade de análise, gostar de resolver problemas e ter capacidade de decisão. Deve também conseguir perceber quais as palavras-chave relevantes para um determinado negócio e criar uma estratégia de conteúdo relacionado. Costuma-se dizer que o conteúdo é rei, é por isso importante que o especialista em seo saiba como conseguir descobrir as palavras-chave relevantes e que podem trazer mais tráfego qualificado para os websites.

É também da responsabilidade de um SEO conhecer os algoritmos dos motores de busca e saber quando são alterados, para poder ajustar as suas abordagens ao SEO convenientemente. Deve saber reconhecer a importância da usabilidade, dos links internos e sobretudo dos links externos como fator de aumento da autoridade dos websites.

Apesar de não ser obrigatória uma licenciatura para ser especialista em SEO, pelo menos dois a três anos de experiência da web são necessários. No leque de conhecimentos necessários inclui-se o HTML, CSS, linguagens de programação como o PHP e Javascript. Siga o próximo link para uma lista extensa das competências de um SEO.

TAGS