
É costume dizer-se que o SEO tem tanto de arte como de ciência. Uma das componentes do SEO é saber o que as pessoas procuram e criar páginas que respondam a essas procuras, mas há também todo um outro lado técnico que é indispensável para ser um bom profissional de SEO. Os melhores profissionais que conheço têm uma formação na área tecnológica.
A parte de descobrir o que as pessoas procuram é simples de aprender e dominar. O manual de Marketing Digital e SEO que estou a escrever vai ajudar a perceber esta parte facilmente (e a parte técnica também). Embora os conceitos sejam fáceis de entender, a parte técnica já é outra coisa completamente distinta, sendo necessário um esforço bem maior para a dominar.
Para clarificar desde já a minha opinião, não acredito que se possa ser um bom profissional de SEO sem dominar razoavelmente a parte técnica, pelo menos se quiser ser um profissional de SEO transversal e gerir projetos de otimização como consultor SEO independente, como é o meu caso. Se porventura trabalhar numa agência, com técnicos específicos que tratam da componente técnica, já não precisa de ser tão técnico como os técnicos, mas conhecer o lado mais técnico das coisas irá ajudá-lo a falar a mesma língua e fazer com que o trabalho em equipa funcione melhor.
Vejamos abaixo as competências que um profissional de SEO, na minha opinião, deve ter:
- Ter uma formação académica na área tecnológica é importante embora não obrigatória. O SEO é uma área que abrange várias disciplinas: programação, matemática, lógica, estatística, multimédia, etc e ajuda ter uma bagagem que inclua estas componentes.
- Formação na área do Marketing também pode ajudar, especialmente em Marketing Digital, embora não considere obrigatório.
- Um conhecimento profundo sobre o funcionamento dos motores de busca e como estabelecem o ranking das páginas web.
- Ser um utilizador avançado no que diz respeito a queries de pesquisa nos motores de busca.
- Entender como funciona a pesquisa local e como otimizar um negócio local (SEO Local).
- Ter capacidades analíticas
- Deve ser capaz de analisar e descobrir quais as palavras-chave mais relevantes e quais a palavras-chave que se deve focar nas várias fase do processo de otimização (keyword researching e targeting)
- Saber como analisar os websites da concorrência e estabelecer um plano de ação para os combater
- Deve ser objetivo e decidir com base em dados
- Deve ter uma postura adaptativa - as coisas mudam rapidamente nesta área e deve ser rápido a adaptar-se a novas realidades.
- Saber a importância da localização e personalização no que diz respeito à pesquisa.
- Ser capaz de definir um plano que seja coerente com o negócio e com a sua estratégia de marketing.
- Conhecimentos de office, sobretudo excel.
- Conhecimentos de HTML, CSS, UX (user experience) e IA (information architecture) e web-design.
- Conhecimentos de e-commerce e plataformas de e-commerce.
- Saber como otimizar websites multilingue e multipaís.
- Conhecimentos de programação, especialmente em linguagens para a web (PHP, JavaScript, etc.).
- Experiência com alojamentos e software de gestão do alojamento (Cpanel por exº).
- Conhecimentos de gestão de bases de dados e SQL (Mysql por exº).
- Experiência com CMS (Exº wordpress).
- Conhecer todos os fatores e elementos on-page relevantes para otimizar uma página web.
- Saber como estruturar um website e detetar problemas de estrutura.
- Saber o que são content silos e páginas temáticas.
- Saber gerir URLs, redirects 301/302 e canonização.
- Dominar ferramentas de rastreamento (exº Screaming Frog).
- Experiência na escrita de conteúdos relevantes, autoritativos mas também fáceis de ler e compreender.
- Saber executar link building seguro e de acordo com as regras dos motores de busca.
- Indexação e Sitemaps XML.
- Conhecimentos avançados da “Google Search Console” e como monitorar e otimizar um website com esta ferramenta.
- Conhecimentos avançados de “Google Analytics”.
- Saber a importância de um website mobile e/ou responsive e de ter uma abordagem “mobile first”.
- Ser curioso, ser um leitor ávido sobre tudo o que diz respeito aos motores de busca e otimização de websites.
- Fornecer updates regulares sobre a evolução da otimização e demonstrar os resultados do investimento.
- Fortes conhecimentos de Inglês.
- Saber desenvolver landing pages que capturem “leads” e tenham fortes “call-to-actions”.
- Saber medir a velocidade de uma página/website, perceber e remediar problemas de performance. Saber utilizar e implementar as recomendações da “Google PageSpeed Insights”.
- Conhecer e saber implementar “rich snippets” e “schema markup”.
- Manter-se atualizado no que diz respeito às alterações dos algoritmo dos motores de busca.
- Saber como otimizar imagens e vídeo.
- Saber implementar e gerir campanhas publicitárias nos motores de busca - Adwords/PPC.
- Ferramentas SEO e Métricas.
- Experiência na Gestão de Redes Sociais: Linkedin, Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube.
- Experiência em E-mail Marketing
Apesar de, à primeira vista, esta lista de competências parecer enorme e assustar o iniciante em SEO, durante a actividade de SEO certamente encontrará desafios novos, que o obrigará a estudar e compreender novas técnicas, plataformas, ferramentas, etc. Quando parece que já aprendemos tudo, aparece alguém ou alguma coisa que muda tudo. Há quem diga, como é o meu caso, que isto é a parte gira de ser um profissional de SEO.