Como funciona a pesquisa no Google?

Quando as pessoas dizem que vão pesquisar na internet (mais correto será dizer pesquisar na web), na prática não estão a pesquisar na internet, mas sim a pesquisar no índice que os motores de busca como o Google têm da web nos seus servidores, ou seja, todas as páginas e informação dessas páginas, que a dada altura o Google conseguiu encontrar, arquivar e classificar.

Esta pesquisa de páginas web e informação é efetuada por programas especializados chamados “web spiders” ou “bots”. Estes programas são “varredores” ou “rastreadores” que seguem os links existentes nas páginas, encontrando outras páginas e outros websites. Este processo é contínuo, e mesmo as páginas já encontradas são frequentemente revisitadas por esses programas, para verificarem se existe informação recente e atualizada.

Como exemplo, o Matt Cutts da Google pede para imaginarmos a seguinte pesquisa no Google: "Qual a velocidade de corrida de uma chita?".

Esta pesquisa poderá ser efetuada no Google utilizando, por exemplo, os termos: “velocidade corrida chita” (assume-se que a pesquisa é feita sem aspas). Após premir o botão “pesquisar”, ele explica que, para o Google retornar os resultados desta pesquisa, o software do Google vai procurar no índice todas as páginas que incluam estes termos, que para esta pesquisa podem ser milhares de resultados possíveis.

Como é que o Google decide quais os resultados pretendidos pelo utilizador? Fazendo perguntas… mais de 200 perguntas. Algumas dessas perguntas são:

  • Quantas vezes a página contém os termos pesquisados?
  • Os termos aparecem no título da página?
  • As palavras aparecem no URL da página?
  • As palavras são adjacentes?
  • A página inclui sinónimos desses termos?
  • A página é de um website de boa qualidade, ou de um de fraca qualidade?
  • Qual o page rank desta página?

Finalmente, todos esses fatores são reunidos e avaliados, produzindo a pontuação de cada página individual. O Google devolve os seus resultados com base nessa pontuação, apenas meio segundo após a pesquisa ter sido submetida.

É explicado também no vídeo que o Google compromete-se a devolver resultados úteis e imparciais, sem nunca recebem qualquer pagamento para adicionar um website ao índice, atualizá-lo mais frequentemente, ou melhorar o seu ranking.

Observando os resultados da pesquisa verificamos que cada um dos resultados apresenta um título, um URL e um pequeno bloco de texto que permite ao utilizador decidir se é esta página que procura. São mostradas também ligações para páginas semelhantes, a versão mais recente dessa página e no fundo, quais as pesquisas relacionadas, pesquisas essas que o utilizador pode querer experimentar a seguir.

Por vezes apresenta também na página pequenos anúncios. O Google leva o negócio da publicidade muito a sério, comprometendo-se a oferecer as melhores ofertas para os publicitários e esforça-se para só mostrar anúncios que o utilizador pode querer visualizar. O Google toma muito cuidado para que que seja fácil distinguir os resultados das pesquisas (resultados orgânicos), dos anúncios pagos, e não mostram qualquer anúncio se considerarem que os mesmos não ajudarão o utilizador a encontrar o que necessita.