Hoje em dia as batalhas travam-se online. As empresas que não derem a devida importância à busca, ao SEO e ao Marketing Digital serão as empresas do passado, as que faliram e de quem ninguém se recorda. Pelo contrário, as empresas que investem e têm uma estratégia online que visa potenciar a sua visibilidade terão sempre mais vantagens competitivas. Serão estas empresas, as que surgem após as pesquisas dos seus clientes que vingarão. Está na hora de acordar e tomar ações para dominar a forma como os seus clientes o vão encontrar nos anos vindouros. Quanto mais cedo começar melhor, antes que a sua concorrência se lembre de fazer o mesmo.
As primeiras cinco páginas que aparecem após uma pesquisa recebem três quartos de todo o tráfego e que a maior parte das pessoas não passam da primeira página de resultados?
As pessoas reconhecem mais credibilidade aos primeiros lugares dos resultados da pesquisa, e que este é um fator psicológico comprovado?
Mais de 50% das pesquisas é feita atualmente em dispositivos móveis e esta percentagem está a aumentar ano após ano?
Só quem vive debaixo de uma pedra é que ainda não percebeu que os tempos mudaram. Hoje em dia, a forma como as pessoas consomem, sejam produtos, informação ou entretenimento alterou-se completamente. Nas últimas décadas, observamos uma clara tendência no consumo que leva as pessoas cada vez mais a adotarem o meio online como meio de obterem a satisfação das suas necessidades, através da compra direta ou através da pesquisa prévia online antes de se deslocarem à uma loja física. Podemos dizer com segurança que uma grande fatia dos consumidores que se deslocam a uma loja física, já fez uma pesquisaram online e sabem exatamente o que procuram.
Torna-se claro que as empresas e indivíduos não podem excluir o meio online da sua estratégia de marketing. Se o fizerem sofrerão penosas consequências a nível financeiro e em termos de “brand awareness”. Hoje em dia, estar online não é uma coisa que podemos fazer, mas que devemos fazer, de tal modo que, como qualquer outro meio, a competição pela atenção dos consumidores é feroz.
Um meio que tem um papel preponderante na captação da atenção dos consumidores é o motor de busca. Já não conseguimos conceber um mundo onde não seja possível obter a informação que desejamos em tempo real e cada um de nós traz no seu bolso um smartphone com uma ligação à internet. Estamos sempre conectados, sempre ligados a tudo e a todos.
Com o aparecimento dos motores de busca, surgiram novas forma de promover produtos e serviços. As empresas e indivíduos, sabendo que o público em geral pesquisa online para formar a sua opinião e tomar decisões, começaram a adaptar a sua comunicação de marketing tendo em conta as potencialidades deste meio de divulgação. Atualmente falamos de SEM (Search Engine Marketing) como uma área dentro do Marketing Digital que tem tido um crescimento exponencial e que tem roubado uma grande fatia do investimento aos meios tradicionais, como os jornais, revistas e até mesmo a televisão.