O que é o SEO?

SEO é o acrónimo para Search Engine Optimization, que consiste na prática de gerir o conteúdo e o código do seu website e das suas páginas, com o objetivo de ter mais probabilidade de obter um bom posicionamento nos motores de busca como o Google. O objetivo do SEO passa geralmente por colocar as páginas de um website nas primeiras posições dos resultados dos motores de busca, para assim atrair mais visitas para o website e poder aumentar as conversões: o que geralmente consiste em fazer mais vendas ou qualquer outra ação de conversão.

O objetivo do Google é mostrar os resultados mais relevantes para cada termo de pesquisa. Se está no mercado a competir por essas pesquisas, e o seu website não aparece nos primeiros resultados, é tempo de rever a estrutura do seu website e todos os fatores que possam ter influência nessa sua má posição.

Uma analogia

Um dos fatores determinantes para o sucesso da sua loja será com certeza a sua localização, costuma-se se dizer até que a localização é meio caminho andado, pode fazer o sucesso ou o insucesso do seu projeto. Afinal, quanto mais pessoas virem a sua montra e entrarem na sua loja, mais hipóteses tem de vender os seus produtos, certo?

Como destacar-se no meio do ruído

No mundo online, os princípios são os mesmos, quantos mais pessoas virem o seu site e quanto melhor estiver posicionado nos motores de busca, mais clientes terá a comprar os seus produtos, os seus serviços e/ou a conhecer a sua marca. Num mundo apinhado de empresas com o seu próprio website, com vários concorrentes seus a quererem chegar aos potenciais clientes antes de si, torna-se imprescindível encontrar soluções para conseguir enfrentar esta feroz concorrência.

Aqui entra o SEO - Search Engine Optimization

O SEO Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e metodologias que podem ser aplicadas a um website e que permitem que o mesmo tenha maiores probabilidades de aparecer nos primeiros resultados de um motor de busca. Estas técnicas e metodologias podem ser on-site e off-site e normalmente são aplicadas em conjunto, sendo que a sinergia entre as duas facilitam a evolução de um website para os lugares cimeiros nos resultados da pesquisa.

É frequente as empresas criarem o seu site, por vezes gastando milhares de euros, para concluírem que mesmo um site de boa qualidade não atrai visitantes. A missão de um especialista em SEO é ajudar as empresas e indivíduos a competir nesta área onde a competição é feroz.

Para melhor clarificar o que são resultados orgânicos e resultados pagos, vejamos a imagem abaixo, capturada do Google, o motor de busca mais popular da atualidade.

Como podem verificar, os resultados da pesquisa “freelancer seo”, retornou dois tipos de resultados.

Google - resultados da pesquisa

Os resultados destacados pelo retângulo vermelho são os resultados pagos ou patrocinados; os resultados no retângulo verde são os resultados orgânicos ou naturais. Nos resultados pagos, alguém pagou ao motor de busca para ter um anúncio/publicidade visível sempre que alguém pesquisar por um termo ou palavra relacionada, neste caso “freelancer seo”. Isto quer dizer que independentemente da qualidade da página ou website ou do que é oferecido, quem paga aparece, e quem paga mais aparece mais e de forma mais destacada. Este é o ganha pão principal dos motores de busca, a publicidade paga. Se o cliente quiser continuar a aparecer nas pesquisas, tem claro, que também continuar a pagar.

Os resultados destacados no retângulo verde são os resultados orgânicos ou naturais. Isto quer dizer que o motor de busca algoritmicamente decidiu quais os melhores resultados a mostrar ao utilizador, baseando-se na relevância e autoridade da página para a pesquisa em questão, e ordenou os resultados pela sua relevância - quanto maior o ranking, mais relevante o resultado.

No exemplo acima, o resultado mais relevante, a primeira posição do ranking é ocupada pela homepage do website www.seofreelancer.pt (o meu website Yeah!!).