Provavelmente já ouviu falar sobre SEO e como o SEO pode ajudar o seu site a ganhar mais visibilidade nos motores de busca. Este manual foi criado para que possa aprender o que é o SEO e como fazer para otimizar o seu site pessoal, ou aperfeiçoar os seus conhecimentos se trabalha ou deseja trabalhar na área do Marketing Digital, onde a disciplina do SEO está inserida. Na prática, neste manual será um guia completo que o ajudará a alcançar o top do Google (e dos outros motores de busca).
SEO é o acrónimo para Search Engine Optimization, que consiste na prática de gerir o conteúdo e o código do seu website e das suas páginas, com o objetivo de ter mais probabilidade de obter um bom posicionamento nos motores de busca como o Google. O objetivo do SEO passa geralmente por colocar as páginas de um website nas primeiras posições dos resultados dos motores de busca, para assim atrair mais visitas para o website e poder aumentar as conversões: o que geralmente consiste em fazer mais vendas ou qualquer outra ação de conversão.
O objetivo do Google é mostrar os resultados mais relevantes para cada termo de pesquisa. Se está no mercado a competir por essas pesquisas, e o seu website não aparece nos primeiros resultados, é tempo de rever a estrutura do seu website e todos os fatores que possam ter influência nessa sua má posição.
Um dos fatores determinantes para o sucesso da sua loja será com certeza a sua localização, costuma-se se dizer até que a localização é meio caminho andado, pode fazer o sucesso ou o insucesso do seu projeto. Afinal, quanto mais pessoas virem a sua montra e entrarem na sua loja, mais hipóteses tem de vender os seus produtos, certo?
No mundo online, os princípios são os mesmos, quantos mais pessoas virem o seu site e quanto melhor estiver posicionado nos motores de busca, mais clientes terá a comprar os seus produtos, os seus serviços e/ou a conhecer a sua marca. Num mundo apinhado de empresas com o seu próprio website, com vários concorrentes seus a quererem chegar aos potenciais clientes antes de si, torna-se imprescindível encontrar soluções para conseguir enfrentar esta feroz concorrência.
O SEO Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e metodologias que podem ser aplicadas a um website e que permitem que o mesmo tenha maiores probabilidades de aparecer nos primeiros resultados de um motor de busca. Estas técnicas e metodologias podem ser on-site e off-site e normalmente são aplicadas em conjunto, sendo que a sinergia entre as duas facilitam a evolução de um website para os lugares cimeiros nos resultados da pesquisa.
É frequente as empresas criarem o seu site, por vezes gastando milhares de euros, para concluírem que mesmo um site de boa qualidade não atrai visitantes. A missão de um consultor SEO é ajudar as empresas e indivíduos a competir nesta área onde a competição é feroz.
Para melhor clarificar o que são resultados orgânicos e resultados pagos, vejamos a imagem abaixo, capturada do Google, o motor de busca mais popular da atualidade.
Como podem verificar, os resultados da pesquisa “freelancer seo”, retornou dois tipos de resultados.
Os resultados destacados pelo retângulo vermelho são os resultados pagos ou patrocinados; os resultados no retângulo verde são os resultados orgânicos ou naturais. Nos resultados pagos, alguém pagou ao motor de busca para ter um anúncio/publicidade visível sempre que alguém pesquisar por um termo ou palavra relacionada, neste caso “freelancer seo”. Isto quer dizer que independentemente da qualidade da página ou website ou do que é oferecido, quem paga aparece, e quem paga mais aparece mais e de forma mais destacada. Este é o ganha pão principal dos motores de busca, a publicidade paga. Se o cliente quiser continuar a aparecer nas pesquisas, tem claro, que também continuar a pagar.
Os resultados destacados no retângulo verde são os resultados orgânicos ou naturais. Isto quer dizer que o motor de busca algoritmicamente decidiu quais os melhores resultados a mostrar ao utilizador, baseando-se na relevância e autoridade da página para a pesquisa em questão, e ordenou os resultados pela sua relevância - quanto maior o ranking, mais relevante o resultado.
No exemplo acima, o resultado mais relevante, a primeira posição do ranking é ocupada pela homepage do website www.seofreelancer.pt (o meu website Yeah!!).