Este é talvez o elemento seo on-site mais importante. O título é um dos elementos mais proeminentes dos resultados da pesquisa, e deve descrever a página corretamente, deve captar a atenção do visitante de forma a potenciar o clique nos resultados. Todas a páginas devem ter um bom título. Este elemento é muito importante para ajudar a definir tema da página, não só para os motores de busca, mas também para os seus utilizadores.
No que diz respeito ao código html da página, é recomendado que este elemento seja o primeiro logo a seguir à tag <head>. Esta posição garantirá mais facilmente a sua deteção e leitura pelos bots dos motores de busca.
Devemos escrever um título para cada respetiva página, nunca um título genérico. Páginas com títulos genéricos e repetidos por várias páginas, correm o risco de serem classificadas como conteúdo duplicado. Não há razão para o título ser genérico, e não suportar o tema da página. Deve ser também apelativo por forma a atrair os cliques dos utilizadores.
O título da página deve conter as palavras-chave mais importantes da página, que devem ser relevantes para a página a ser otimizada. Deve ter cuidado com o "Keyword Stuffing", títulos demasiado longos e com demasiadas palavras repetidas. Não queremos que os motores de busca classifiquem as nossas páginas como "spam". Na prática, o título deve ser claro, conciso, nunca demasiado longo. A dimensão recomendada para este elemento é de 70 caracteres.
Acontece por vezes, apesar de termos tido o cuidado de escrever o melhor título possível, o Google decidir mostrar outro título ou até mesmo completar o título existente com outros termos. Porque razão isso acontece? Qual o critério que o Google usa para efetuar esta alteração? Isto não acontece só com os títulos, mas também com a meta description que falaremos na secção a seguir.
O que acontece é que o Google escolhe o melhor título, ou o que acha mais apropriado para a respetiva pesquisa.
Quanto melhor relacionado ou aproximado o título for da pesquisa efetuada, isso ajudará o utilizador a escolher e clicar sobre o resultado. No caso de isso não acontecer, porque é impossível escrevermos títulos para todas as pesquisas consideradas relevantes para a nossa página, o Google pode "decidir" por qualquer outro pedaço de texto do conteúdo da página que considere mais apropriado para ajudar o pesquisador na sua escolha.
Aproveito para deixar o link para um vídeo do Matt Cutts da Google no qual ele explora esta temática: https://www.youtube.com/watch?v=L3HX_8BAhB4