Algumas das técnicas usadas são (apenas para cultura geral):
Esta técnica consiste na introdução massiva de palavras-chave numa página, com o objetivo de enganar os motores de busca. Acontece que rapidamente os motores de busca detetam esta estratégia, principalmente se as palavras-chave não são relacionadas com o restante conteúdo da página. O que importa para os motores de busca é a qualidade, não a quantidade. As alterações recentes ao algoritmo do Google detetam muito facilmente este tipo de atividade enganosa, por isso se utilizar esta técnica, pode ser a explicação para a sua página não aparecer bem colocada nos resultados da pesquisa, ou nem sequer aparecer.
Como explicado neste link da wikipédia, Link Farming consiste na colocação de links num grupo de websites, em que os vários websites se interligam entre eles. Como é sabido, os links externos são um dos principais fatores que influenciam a posição de um website nos rankings dos motores de busca. O objetivo das links farms é aumentar a posição no ranking de forma rápida e artificial. Acontece que os motores de busca conseguem detetar este tipo de manipulação muito facilmente, principalmente quando os sites que se interligam são de temas e conteúdos distintos. Não faz muito sentido um website de viagens ter links para um outro website cujo tema principal é a venda de produtos para emagrecimento. Estes tipos de links são inapropriados e não autênticos, e os motores de busca facilmente os detetam como não sendo relevantes.
Uma "doorway page" é uma página que contém conteúdo e palavras-chave que são interpretadas pelos motores de busca, mas quando acedidas por um utilizador, é mostrado um conteúdo diferente ou alternativo, ou seja, o conteúdo que o proprietário do website tem interesse em promover. Esta técnica é altamente enganadora, engana os motores de busca e os próprios utilizadores. O cloaking por sua vez, é uma técnica que faz com que uma página seja visível para os motores de busca, mas não aos utilizadores do website. Estas técnicas a longo prazo são detectadas pelos motores de busca e o website acaba por ser penalizado.
O "Hidden Text" ou texto oculto, consiste em texto visível para os motores de busca, mas invisível para o utilizador do website. Este é um dos métodos utilizados para colocar keywords extras ou irrelevantes para assim aumentar o ranking das páginas num maior volume de keywords. Para conseguir isto, são usadas técnicas como texto de cor branca em fundo branco, a redução do tamanho da fonte para o texto ficar impercetível, ou até mesmo CSS para colocar o texto fora do alcance visual dos utilizadores.
Se escolheu ir pelo caminho mais rápido e utilizar seo black hat, prepare-se para eventualmente perder a sua posição no ranking da pesquisa, o que pode acontecer de um dia para o outro. Para um projeto sério e com resultados duradouros, o seo black hat não é o caminho a seguir. A recuperação de uma penalização por utilizar estes métodos não é fácil, é demorada, e deve por isso refletir muito bem e escolher o melhor caminho para garantir que o seu projeto tenha sucesso. Não escolha atalhos nem o caminho mais fácil, o sucesso dá trabalho e leva tempo.